ANTÔNIO DIAS – A Associação Indaiá, da cidade de Antônio Dias, participou recentemente dos eventos de artesanato, Casacor e Modernos Eternos, produzidos pelo SEBRAE Minas. Estas mostras ocorreram no período de 14 de setembro a 17 de outubro.
Esta participação se deu a partir de uma curadoria feita por arquitetos e designers, através do Catálogo de Artesanato – Decoração e Utilitários do SEBRAE Minas. Durante o evento foi lançada a 7ª edição deste catálogo como ferramenta para que arquitetos e designers possam conhecer o trabalho dos artistas contemplados e assim selecionar as peças conectadas com os conceitos dos ambientes propostos.
As duas mostras, Casacor e Modernos Eternos, são referências em decoração e apresentam importantes tendências em design de interiores, arquitetura, paisagismo e arte e a participação nestes eventos é uma oportunidade, do SEBRAE Minas, promover e valorizar o trabalho dos artesãos mineiros, e impulsionar a geração de negócios.
A mostra da Modernos Eternos aconteceu de 21 de setembro a 3 de outubro no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, e a Casacor aconteceu também na capital mineira, no Palácio das Mangabeiras.
A partir da participação nestas duas mostras a Associação Indaiá foi convidada a participar de outras como a Mostra de Artesanato da Região Sudeste, no Senado Federal em Brasília que aconteceu nos dias 28 a 30 de setembro.
ASSOCIAÇÃO INDAIÁ
A Associação tem como missão preservar, proteger e sistematizar de forma dinâmica e inovadora a produção do artesanato feito com a tradicional cultura do tecer a palha do indaiá. Desde 2015 a entidade vem trabalhando com o intuito de transformar o tecer tradicional em novos produtos nos segmentos moda, decoração e arte aliando design à qualidade técnica da produção, porém, cultivando sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo.
Tem como objetivos identificação e capacitação profissional para as artesãs a partir da palha do indaiá; estimular e mobilizar o empreendimento sustentável; desenvolver e priorizar a cultura do artesanato local com a palha e com qualificação profissional para geração de emprego e renda.
O fazer a trança da palha do Indaiá é um saber centenário passado de mãe para filha há cerca de 300 anos na cidade de Antônio Dias/MG, onde as mulheres que fazem do trançar uma forma de resistência e sobrevivência.
Um ponto mais apertado aqui, fala dos arrochos que a vida deu. Um ponto mais solto ali revela que o dia do tecer foi leve e folgado. Todos os pontos juntos viraram um conto só sobre um grupo que acredita na arte sempre em paz com o meio ambiente, na memória, na artesania primitiva – mas com ares contemporâneos, na tradição, na identidade projetada por meio do nosso fazer artístico.
A Associação Indaiá tem o apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura Municipal de Antônio Dias e SEBRAE/MG.
EQUIPE DA ASSOCIAÇÃO
Coordenação: Maria Cloenes
Responsável Financeiro e redes sociais: Fábio Costa Amaral
Confecção e qualidade das peças: Regina Aparecida de Sá Santos, Marlene Barros da Silva Lopes, Wilma Maria Alves de Lima, Maria Aparecida Alves de Sá.
Designer: Marcelo Maia, que também orienta as artesãs na criação das novas peças.