TIMÓTEO – “Essa obra representa o resgate de um símbolo da nossa cidade e foi necessário um esforço grande de toda a equipe da Prefeitura para que ela se tornasse realidade”. A declaração é do prefeito de Timóteo Douglas Willkys, sobre a reforma da histórica sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Sul, durante a assinatura da ordem de serviço na noite de segunda-feira (3).
A execução da obra de revitalização do prédio da Secretária de Saúde será realizada por meio de recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) através do convênio 00330178-2021 – BDMG Cidades Sustentáveis. O serviço (TP nº 012/2023) será executado pela empresa Scheleweis Mecânica Elétrica e Construção (PG-310/2023) a um custo de R$ 1.224.893,90. O prazo para a conclusão é de 8 meses.
OBRA
Estão programadas a revitalização da fachada, substituição da rede elétrica, hidráulica, do piso, revestimento dos banheiros, pintura interna e externa, projeto contra incêndios e instalação de plataforma elevatória. Depois de pronto o prédio volta a abrigar a parte administrativa da secretaria, consultórios médicos, de enfermagem, sala de vacina, coleta de preventivos, dentre outros serviços.
Douglas Willkys reiterou que a sua gestão priorizou o término das obras paralisadas que encontrou ao assumir a sua gestão em julho de 2018 como a UPA do Primavera, as UBSs do Ana Rita, Limoeiro e Novo Tempo, além de recuperar as finanças para colocar as contas em dia.
“Me lembro que desde 2009 quando entrei na vida pública, a Prefeitura de Timóteo não conseguia acessar recursos por falta de credibilidade e nem tinha condições de contratar financiamentos. Revertemos essa triste situação e na nossa gestão iniciamos um novo momento. Hoje o município conta com saúde financeira e também resgatamos a confiança institucional”, disse o prefeito adiantando que além da reforma da Secretaria de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a UBS do Alegre também serão reformadas. Também está no cronograma a construção de mais duas UBS, uma no Bairro Ana Moura e outra no São Cristovão.
SIGNIFICADO
Para o secretário de Governo e Comunicação Eduardo Morais o lançamento das obras de revitalização da Secretaria de Saúde tem um significado muito especial. Além de ter sido estagiário na unidade, ele também foi titular da Secretaria entre os anos de 2018 e 2023. “Nosso compromisso assim que a obra terminar é trazer de volta a UBS para a sede para atender a população do Centro Sul, Santa Cecília, São José, uma parte do Ana Malaquias e Fazenda Boa Vista (Rua Ouro Branco) com atendimento médico, enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), sala de vacina, dentre outros serviços, sem esquecer da acessibilidade que o prédio passará a contar e que vai facilitar o acesso de idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção”, reforçou Eduardo Morais.
A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos, destacou que o momento era marcante pela história do prédio que é referência na regional Sul. “Acredito que essa obra vai se tornar um marco e além de valorizar a regional vai garantir mais qualidade para os trabalhadores e profissionais que aqui atuam e para a população de um modo em geral que se utiliza dos serviços desta unidade de saúde”, pontuou Ana Paula.