Cultura

“As Melindrosas”, a nova coleção de Vanuza Bárbara

(Crédito: Agência Grão/Ipatinga)

IPATINGA – Já está pronta a nova coleção “As Melindrosas”, da estilista Vanuza Bárbara, de Ipatinga. O lançamento oficial será no dia 18 de junho, no Centro Cultural Usiminas, onde a exposição fica em cartaz até a primeira quinzena de agosto e poderá ser apreciada em visitações de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, na Galeria Hideo Kobayashi. A nova coleção de Vanuza Bárbara apresenta 40 looks, esculturas e obras feitas com tecidos.

Nesse novo trabalho, a estilista presta uma homenagem ao cartunista carioca José Carlos de Brito Cunha, apontado como o criador do símbolo da mulher brasileira de 1920 em diante. O projeto é um convite à reflexão sobre a essência da moda no país e foi realizado em parceria com o Grupo Bordadeiras Fazendo Arte, do bairro Bom Jardim.

Vanuza Bárbara revela que seu novo projeto é uma investigação da identidade da moda brasileira. “Até na década de 20 não existia moda aqui. Tudo vinha da Europa, sobretudo da França. Era chique falar francês pelas ruas. Mas foi neste mesmo período que o cartunista José Carlos de Brito e Cunha criou a melindrosa, símbolo da mulher brasileira da época. A meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual”.

A estilista completa: “Desta forma, assim como José Carlos, propomos uma reflexão sobre a identidade da moda atual no país, sobretudo nas manifestações culturais do povo mineiro – e aí se incluem as festas tradicionais e toda a riqueza de nosso artesanato, como pedrarias e bordados. Com isto em mente foi criada uma coleção com materiais que na maioria das vezes vão para o lixo como retalhos que nos são cedidos pela Provest Uniformes, nossa parceira nesse projeto”, relata Vanuza.

Mostrando-se sensibilizada também com questões sociais, a estilista uniu-se ao grupo de bordadeiras da cidade, uma cooperativa de mulheres que enxergam no bordado uma nova forma de renda, para dar vida a seu novo trabalho. Assim como em exposições anteriores, Vanuza Bárbara é patrocinada pela Provest Uniformes e esse ano ganha um reforço com o apoio da Help Car Plataformas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

No ano passado, a estilista Vanuza Bárbara foi premiada na Paraty EcoFashion, no Rio de Janeiro, com a exposição “Carne Seca”, recebendo grandes elogios da crítica especializada. Essa mesma coleção foi apresentada em alguns espaços culturais de Ipatinga e em Belo Horizonte, na Minas Trend, considerada uma das maiores feiras de moda do país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com