Esportes

Arthur Zanetti conquista medalha de ouro para o Brasil na prova de argolas

Brasileiro comemora a primeira medalha olímpica da ginástica do país

BRASÍLIA – O Brasil conquistou pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, uma medalha de ouro em prova de argolas, modalidade da ginástica artística, com a vitória, em Londres, do ginasta Arthur Zanetti. O atleta conseguiu obter 15.900 pontos, contra os 15.800 do segundo colocado, o chinês Yibing Chen, campeão mundial e olímpico.
Paulista de São Caetano, Zanetti foi vice-campeão mundial nas argolas em outubro, no Japão, com 15.600 pontos. Nas classificatórias, realizadas no dia 28 de julho, ele ficou em quarto lugar, com 15.616 pontos.
Chen Yibing, que se classificou em primeiro lugar nas eliminatórias, abriu a disputa nesta segunda-feira. O atleta vibrou muito com seu desempenho e beijou o aparelho ao término da série. Quando recebeu a nota dos juízes – 15.800 -, abriu um largo sorriso e passou a fazer gracinhas para a câmera toda vez em que era filmado.
Outros seis ginastas se apresentaram: o argentino Federico Molinari (14.733), o italiano Matteo Morandi (15.733), o russo Aleksandr Balandin (15.666), o porto-riquenho Tommy Ramos (15.600) e o búlgaro de 39 anos Iordan Iovtchev (15.108), que participava pela sexta vez de uma Olimpíada. Ou seja, a China liderava a prova até então.
A expressão do rosto do chinês só mudou após a série de Arthut Zanetti, o último a se apresentar. O sorriso deu lugar à preocupação e ele parecia ansioso pela divulgação da nota do brasileiro. Chen Yibing já sabia que o ouro poderia escapar de suas mãos.
E assim aconteceu. Com uma nota de 15.900, Arthur Zanetti desbancou o favorito e levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez na Olimpíada de Londres.
MAIS BRONZE
A segunda-feira (6) foi um dia histórico para o boxe brasileiro, que viveu um jejum de 44 anos sem medalhas: depois de assegurar medalha com Adriana Araújo no feminino, o boxeador Esquiva Falcão, que defende o país na categoria dos pesos médios (até 75kg) também se classificou para as semifinais e garantiu presença no pódio olímpico. A medalha está garantida porque, no boxe olímpico, os dois lutadores que não avançarem à final dividem a terceira colocação. Esquiva Falcão venceu o húngaro Zoltan Harcsa por 14 x 10 após três rounds.
As semifinais estão marcadas para a sexta-feira, às 11h. O adversário de Falcão será o britânico Anthony Ogogo, que bateu o alemão Stefan Hartel na outra quarta-de-final.


Esquiva Falcão venceu o húngaro Zoltan
Harcsa por 14 x 10 após três rounds

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com