Cultura

Artesanato regional vai ter feira metropolitana

TIMÓTEO – A Assoartt (Associação dos Artesãos de Timóteo) vai realizar a Femart – Feira Metropolitana de Artesanato em Timóteo, nos dias 7 e 8 de novembro, no mesmo local onde funciona regularmente a Feira do Timirim. O evento é fruto de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo e o Circuito Mata Atlântica de Minas.

O objetivo é ampliar a divulgação do trabalho realizado pela Assoartt em Timóteo e promover a integração entre os artesãos do município e cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço, além de fomentar o turismo.

Os visitantes poderão adquirir peças personalizadas de artesanato e degustar a gastronomia encontrada na já tradicional Feira do Timirim, ponto de encontro gastronômico e de compras de várias pessoas de Timóteo e região.

De acordo com o diretor de Departamento de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Nonato, a feira do Timirim já atrai visitantes. “Ela traz os ‘turistas urbanos’ para Timóteo. Sempre vêm pessoas das outras cidades para fazer suas compras aqui, pela qualidade dos produtos e do lugar, sendo um dos pontos de encontro da cidade”.

Ainda segundo o diretor, a Femart será um novo estímulo para atrair outro tipo de turistas. “A maioria das pessoas desconhece a Assoartt e os trabalhos artesanais que eles produzem. Por este motivo a feira será realizada, para que as pessoas se familiarizem com esses produtos artesanais e tenham também a oportunidade de degustar a gastronomia local que a Feira do Timirim já oferece”, analisa Sebastião Nonato.

Além de fomentar o turismo, a feira de artesanato irá gerar renda para o município. “Com a Femart, os artesãos poderão expor seus trabalhos para mais pessoas, gerando mais renda e oportunidades de negócios para eles, consequentemente, para a cidade”, destaca Sebastião Nonato.

Os artesãos interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones 3849-4055 ou 8706-4217. A Feira do Timirim está localizada à rua Edgar Aires Bitencourt, nº 7, no bairro Timirim e funciona às quintas-feiras e domingos, das 6h às 12h.

Sede própria
A Associação dos Artesãos de Timóteo foi criada em 2010 e conta com 19 participantes. Eles expõem seus trabalhos semanalmente na marquise da antiga Associa, na Alameda 31 de Outubro, e aos domingos, na Feira do Timirim. A presidente da associação, Geralda Déia Pimenta, tem a expectativa de que a Femart poderá levar os artesãos dispersos em Timóteo para a associação e ajudará também na arrecadação de fundos para a organização de uma sede.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com