Cidades

Áreas de risco de Ipatinga são monitoradas pela Defesa Civil

Secom PMI

IPATINGA – Depois do final de semana chuvoso em todo o estado, a Prefeitura e a Defesa Civil de Ipatinga seguem com o monitoramento das áreas de risco identificadas no município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalados na cidade registraram volume acumulado de cerca 180 milímetros de chuva nas últimas 96 horas.

Com a chuva intermitente que atinge o município desde a última sexta-feira (15), a Defesa Civil registrou 15 ocorrências entre os 38 chamados atendidos. Nove ocorrências de deslizamentos de terra foram registradas nos bairros Vila Militar, Limoeiro, Nova Esperança, Planalto, Parque das Águas e Iguaçu. Duas residências no Vila Celeste e a outra no Bethânia receberam alerta de risco de queda, sendo que a segunda precisou ser interditada pela Defesa Civil.

No Centro da cidade, houve a queda da marquise de um imóvel com problemas na edificação. O proprietário já havia sido notificado pela Defesa Civil sobre os riscos e assumiu as responsabilidades pelos danos. Também foram registradas ocorrências de queda de árvores nos bairros Esperança e Vila Militar; e queda de um muro de uma residência no Imbaúbas.

O monitoramento da Defesa Civil foi intensificado nos bairros Bom Jardim, Nova Esperança, Canaã, Bethânia e Vila da Paz, regiões que geralmente são mais atingidas por temporais, com ocorrências de inundações, enchentes e deslizamentos.

ALERTA DE RISCO
Para os próximos dias, a previsão meteorológica é de continuidade das chuvas, que poderão ocorrer em forma de pancadas, segundo comunicado enviado pela Cemaden ao município no último domingo (17). Pelas projeções, a precipitação acumulada será de até 94mm em 72 horas, indicando risco moderado de movimentos de massa. Neste cenário, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de deslizamentos pontuais e induzidos, principalmente nas 99 áreas de risco mapeadas pelos técnicos da Prefeitura.
“Quem reside próximo às encostas e áreas de risco deve ficar atento durante as chuvas nos próximos dias. Recomenda-se deixar a residência, caso seja constatado o mínimo sinal de risco nos pontos já monitorados pela Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Ipatinga estarão de plantão e poderão ser acionados em casos de necessidade”, orienta o secretário de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga, Leonardo Miranda.

CUIDADOS
A Defesa Civil de Ipatinga orienta os moradores a fazer os descartes de entulhos corretamente, em caçambas coletoras e nos horários e datas previamente agendados para coleta de lixo domiciliar, e não realizar desaterros de lotes sem a licença do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.
O depósito irregular de lixos, terras e materiais inservíveis em áreas públicas é considerado crime contra a ordem social, sujeito a multas de mais de R$ 10 mil. Além disso, pode ocasionar entupimentos de bocas de lobo e alagamentos, gerando sérios transtornos à comunidade e à saúde pública.
A Defesa Civil de Ipatinga fica na rua Macabeus, nº700, bairro Canaã, e pode ser acionada pelos telefones 199 ou 3829-8414.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com