Cidades

Aprovada a inclusão de 81 municípios mineiros na Sudene

Mapa com as novas áreas incluídas

BH – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/07, que inclui na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) mais 84 municípios, sendo 81 de Minas Gerais, a maioria na região do Vale do Rio Doce, e outros três no Espírito Santo. Agora a matéria será enviada ao Senado e, se aprovada, será encaminhada para a Presidência da República para sanção.

A Sudene dispõe de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos de desenvolvimento regional. A inclusão possibilita atrair novos investimentos, o acesso a recursos e políticas públicas especiais para a região, como fundos de financiamento. Atualmente, em Minas Gerais, somente as cidades dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri estão integradas a área de atuação da Sudene.

Atual área de abrangência da Sudene, sem a inclusão dos novos municípios

APOIO

A deputada estadual Rosângela Reis comemorou a aprovação e lembrou que somou forças junto com deputados federais da região para pedir a inclusão dos municípios da região do Leste de Minas, como Governador Valadares, na área da Sudene. Ela participou de uma audiência pública realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o tema em julho de 2017 onde ressaltou a importância da adesão.

Uma das justificativas para a inclusão dos municípios na área de atuação da Sudene foi a semelhança social, econômica e geográfica do Vale do Rio Doce com outras regiões de Minas Gerais já atendidas. Além disso, os impactos socioambientais e econômicos da tragédia de Mariana sobre a bacia do Rio Doce também foram destacados como motivo para a iniciativa.

De Minas Gerais, foram incluídos na Sudene os seguintes municípios: Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bonfinópolis de Minas, Braúnas, Cantagalo, Capitão Andrade, Carmésia, Central de Minas, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Bosco, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galileia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Imbé de Minas, Inhapim, Itabirinha de Mantena, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raidan, Naque, Natalândia, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Piedade de Caratinga, Resplendor, Sabinópolis, Santa Bárbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Itambé, São Domingos das Dores, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Ubaporanga, Uruana de Minas, Virginópolis e Virgolândia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com