Cidades

Aperam South destaca alinhamento com Rio+20

As visitas ao projeto Oikós contribuem para despertar a consciência ecológica em estudantes da região    (Crédito: Aperam)

 

TIMÓTEO – A Aperam South America tem pautado suas ações pela sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. “É uma pauta que faz parte da rotina da Empresa, adotando uma política de Gestão Ambiental rigorosa, com ações que vão muito além do que estabelece a legislação”, destaca a Assessoria de Comunicação da empresa, lembrando que a Aperam é certificada pela ISO 14001 desde 2001, e eleita pela quarta vez como empresa-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Há anos a Companhia agrega ao seu processo produtivo práticas como o tratamento de efluentes, o monitoramento de recursos hídricos, investimentos em tecnologias ambientais, gestão e transportes de resíduos, controle e emissão de gases, economia de energia e ações educativas. Somente no último ano, foram quase R$ 47 milhões na área ambiental, como forma de controle e melhoria contínua dos seus processos de fabricação”, elenca a assessoria da siderúrgica.

ENERGIA LIMPA
No ano passado – prossegue a Aperam –, a Empresa concluiu dois grandes projetos voltados para a sustentabilidade. Com investimentos da ordem de US$ 120 milhões, a conversão do Alto-Forno 2 e na substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP), pelo gás natural possibilitaram a redução na emissão de 700 mil toneladas anuais de gás carbônico. O carvão vegetal é fornecido pela Aperam Bioenergia, produzido a partir de florestas de eucalipto cultivadas no Vale do Jequitinhonha. Outro ganho ambiental resultante do uso desse combustível decorre do fato de que florestas em crescimento captam CO2 na atmosfera, compensando as emissões dos processos produtivos de aço. A Aperam South America, inclusive, vende crédito de carbono, pois o saldo é positivo na equação: toneladas de aço produzido divididas pelo nível de gás carbônico gerado.

RIO+20
A Assessoria da empresa lembra que a atuação da Aperam South America está alinhada aos objetivos da Conferência Mundial de Meio Ambiente, que será realizada de 13 a 22/06, no Rio de Janeiro e terá dois temas ocupando o centro dos debates: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Para a assessoria de meio ambiente da Aperam South America, “as iniciativas executadas pela Empresa já estão de acordo com as premissas elaboradas para a Rio+20. Isso mostra o amadurecimento do nosso trabalho de gestão ambiental”, declara.

PROJETOS
Do lado de fora da Usina, a Fundação Aperam Acesita desenvolve projetos que unem desenvolvimento pessoal, educação ambiental e sustentabilidade. O Centro de Formação Ambiental (Oikós), que completa 19 anos de atuação exatamente no Dia do Meio Ambiente, é responsável pela gestão de projetos que promovem o conhecimento e consciência ambiental. Programas como o Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós e as Visitas Escolares Monitoradas, por exemplo, recebem mais de 20 mil pessoas por ano. Neles, os participantes aprendem sobre meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.
A Fundação Aperam Acesita também é responsável pela gestão de 2.504 hectares de áreas verdes da Empresa, distribuídas no entorno da malha urbana de Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com