Com novos investimentos e atuação direta de seus colaboradores, empresa amplia eficiência operacional, cuidados ambientais e benefícios para a comunidade
TIMÓTEO – A Gerência de Gusa Verde – antiga Gerência de Redução – da Aperam South America avança em sua estratégia de primarização de serviços. Até o final do ano, 63 colaboradores serão incorporados ao quadro da gerência, abrindo oportunidades a profissionais que hoje atuam em empresas terceirizadas. Adicionalmente, foram adquiridos 21 novos equipamentos, entre eles pás mecânicas, retroescavadeiras e um caminhão-pipa destinado à umectação das vias internas para controle de poeira.
Essa atividade, antes executada por uma empresa prestadora de serviços em horários fixos, agora passou a ser realizada diretamente pela Aperam, em períodos mais frequentes e de acordo com a demanda operacional. A mudança contribui para a redução da emissão de poeira, melhora as condições ambientais e favorece o bem-estar da comunidade vizinha.
“Além de maior eficiência e controle, as mudanças garantem mais segurança, já que as antigas máquinas foram substituídas por modelos novos e mais modernos. Representam também a possibilidade de agir de forma mais ágil e eficaz, reduzindo impactos ambientais e fortalecendo nosso compromisso com a comunidade”, enfatiza Larissa Rocha, gerente executiva de Gusa Verde.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS
A iniciativa de primarização soma-se a um conjunto de mudanças estruturais na Gerência de Gusa Verde. Entre elas, está o insourcing da logística interna, estratégia que consiste em executar atividades com recursos e expertise próprios, em vez de recorrer a fornecedores externos. “Com essa transição, a área passou a operar com mais inovação, integração, segurança e produtividade, além de registrar maior satisfação entre os colaboradores”, frisa Larissa Rocha.
GUSA VERDE APERAM
A Gerência de Gusa Verde mantém interface direta com a Aperam BioEnergia, responsável pelo cultivo de florestas renováveis de eucalipto no Vale do Jequitinhonha e fornecimento de carvão vegetal para a Usina de Timóteo. Esse insumo é o agente redutor nos altos-fornos, viabilizando a produção do Gusa Verde Aperam, com menor impacto ambiental. Na Aperam existem dois altos-fornos, sendo o Alto-Forno 2 o maior do mundo operando com carvão vegetal.