Cultura

Antonio Nóbrega em Ipatinga faz palestra sobre cultura e educação

Evento patrocinado pela Usiminas vai abordar “A Cultura Popular e a Educação”, no Teatro Zélia Olguin, nesta quinta-feira

IPATINGA – O artista e músico Antonio Nóbrega vai utilizar seus múltiplos talentos para falar sobre a importância da arte e da cultura durante a palestra “A Cultura Popular e a Educação”, que será realizada na próxima quinta-feira (31), às 19h, no Teatro Zélia Olguin. A palestra integra a programação da Ação Educativa, que tem o patrocínio da Usiminas e realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nesta palestra gratuita, Nóbrega vai utilizar de canções e música instrumental para ilustrar os temas abordados. Voltada para professores, educadores, artistas, estudantes e demais interessados, a palestra vai mostrar como a prática das representações simbólicas do mundo popular podem fornecer táticas para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade cognitiva.

Por meio de passos de dança, formas estróficas e células rítmicas, o músico vai convidar o público para uma imersão pelo universo da arte e da cultura popular. “O exercício do lúdico na arte não dirige o nosso pensamento em relação à escolha de valores, mas nos oferece mais dispositivos para saber escolhê-los”, afirma Nóbrega.

ARTISTA PREMIADO

O pernambucano Antonio Nóbrega é violinista desde criança, integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba e a Orquestra Sinfônica do Recife. Na década de 70, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Tem treze álbuns e três DVDs gravados. Ao lado da atriz e bailarina Rosane Almeida, também sua esposa, comanda o Teatro-Escola Brincante em São Paulo, há 27 anos.

Com o filme Brincante, que relata sua trajetória artística, Nóbrega recebeu o Prêmio de Melhor Filme do Ano de 2015, na categoria documentário, pela Academia Brasileira de Cinema. Ao longo de sua carreira, o artista também recebeu os prêmios Shell de Teatro, Tim de Música, da Fundação Conrado Wessel, Governador do estado de São Paulo, além do Troféu APCA, Troféu Mambembe e, por duas vezes, a Comenda do Mérito Cultural.

SERVIÇO

31/10 (quinta-feira)

Palestra “A Cultura Popular e a Educação”, com Antonio Nóbrega (SP)

Local: Teatro Zélia Olguin

Horário: 19h

Entrada gratuita, mediante a retirada de ingresso na bilheteria.

Mais informações: 31.3822.2215

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com