Esportes

América recupera 15 pontos na Série B do Brasileiro

(Crédito: Daniela Limeira/STJD)

RIO – O América Mineiro conseguiu recuperar 15 dos 21 pontos retirados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo. O recurso do América foi julgado na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e os auditores entenderam, por unanimidade, que o clube de Minas deve ser punido apenas nas partidas em que o jogador atuou. Além disso, foi multado em R$ 20 mil. Com isso, o time saiu da lanterna para a 10ª posição, com 34 pontos.

O América foi defendido pelos advogados Mário Bittencourt (diretor e advogado do Fluminense) e Henrique Saliba. Ele disse que releu o regulamento e chegou à conclusão que o clube mineiro cumpriu o previsto no documento. No entanto, com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), reconheceu que o América merecia ser punido  apenas nas partidas em que Eduardo atuou.

 O caso
A situação irregular de Eduardo foi denunciada ao STJD pelo Joinville. Conforme o clube catarinense, Eduardo havia atuado por dois clubes diferentes – São Bernardo e Portuguesa – em competições da CBF na atual temporada, antes de ser contratado pelo Coelho.

Com a camisa do América, o lateral disputou um jogo e foi relacionado em outros três. Por isso, o Joinville alegou que o clube mineiro infringiu o artigo 214 (que trata da escalação de atletas irregulares) e também artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF, que diz que: “um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF.

No primeiro julgamento, o clube foi punido com a perda de 21 pontos, situação parcialmente revertida nesta quinta, com a recuperação de quinze. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com