Cidades

ALMG recebe do Vale do Aço 70 mil assinaturas do programa

Ley do Trânsito, Dinis Pinheiro, Jadson Heleno, Roberto Carlos e Carlos Mosconi    (Fotos: ACS/PMI)

IPATINGA – O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB) recebeu das mãos do sindicalista Luiz Carlos Miranda, do superintendente Regional de Saúde, Anchieta Poggiali, e dos vereadores ipatinguenses, as mais de 70 mil assinaturas colhidas na região para a Campanha Assine + Saúde.

A solenidade de entrega das assinaturas ocorreu durante audiência pública realizada na Câmara de Ipatinga, na tarde desta terça-feira (2). O vereador Jadson Heleno (PPS), já havia encampado o recolhimento de assinaturas e colhido 12 mil assinaturas.

Conforme o presidente da Assembleia de Minas, Dinis Pinheiro, a saúde é a grande causa do povo brasileiro. Em sua fala, ele destacou que os estados e municípios estão sobrecarregados pela falta de apoio da União no financiamento da saúde. “A voz das ruas é a voz da Assembleia.

NÚMEROS
Segundo o presidente do parlamento mineiro, no Brasil, a campanha coletou aproximadamente 1,3 milhões, sendo mais da metade somente em Minas.
O presidente da comissão de saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), fez um balanço das atividades da campanha, dando destaque para as mais de 20 cidades visitadas pela caravana.
O parlamentar estimou que, até semana que vem, o número de assinaturas deve ultrapassar 700 mil no estado. Para Mosconi, o problema número um do Brasil é a saúde. “As pessoas estão nas ruas clamando por melhores e mais dignas condições de atendimento no sistema único. Faltam estrutura e recursos, por isso estamos querendo que a União invista 10% da sua arrecadação na saúde”, cobrou.

RESULTADOS
O superintendente Regional de Saúde, Anchieta Poggiali, afirmou que o Estado e os municípios têm feito a sua parte. De acordo com ele, somente o Governo estadual investiu, entre 2012 e 2013, cerca de R$ 95 milhões em saúde na região. “Isso possibilitou, por exemplo, a construção do Hospital São Camilo, que atende 100% SUS, e que será ampliado com novos leitos de UTI e clínica médica. Além disso, outros hospitais e unidades básicas também serão contemplados com novos recursos”, anunciou.

PRESENTES
Participaram do evento, ainda, o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), a deputada Rosângela Reis (PV), prefeitos, vereadores de cidades vizinhas, o presidente da Câmara, Werley Glicério Furbino, Ley do Trânsito (PSD), Lene Teixeira (PT), Juarez Pires (PT), Roberto Carlos (PV), José Geraldo Amigão (PV), Adiel Oliveira (PPS) Toninho do Bethânia (PC do B), Léo Escolar (PC do B), Ademir Cláudio (DEM), e representantes do segmento da saúde e da sociedade civil organizada.

A Caravana da Saúde visa a colher assinaturas para propor um projeto de lei de Iniciativa popular que garanta 10% da arrecadação da União para a saúde. Para que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, provenientes de pelo menos cinco Estados.


O público acompanhou atentamente os debates e fez perguntas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com