Cidades

ALMG discute mobilidade urbana no Vale do Aço

A proposta busca otimizar o uso do espaço público, especialmente em municípios com mais de 20 mil habitantes

BH – Coronel Fabriciano recebe nesta segunda-feira (13), às 9 horas, Reunião Preparatória para o Encontro Metropolitano da Região Metropolitana do Vale do Aço. Será um momento para discutir propostas para o Encontro Metropolitano sobre mobilidade urbana, a ser realizado em junho, em cidade dessa região ainda a definir. O evento engloba a programação do Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, organizado pela Assembleia durante 2013.
Devem participar da reunião desta segunda-feira os deputados Paulo Lamac (PT), Celinho do Sintrocel (PcdoB) e Rosângela Reis (PV), além de entidades e órgãos ligados ao tema mobilidade urbana na RMVA, que engloba as cidades de Ipatinga, Timóteo, Santana do Paraíso, além de Coronel Fabriciano. Com a reunião, a Assembleia pretende definir possíveis nomes de palestrantes para o encontro, conhecer a realidade da mobilidade urbana da região e contar com o apoio de entidades locais para discutir o assunto.

ENVOLVIMENTO
Segundo o deputado estadual Paulo Lamac (PT), que está coordenando as atividades, a reunião é importante já que conta com a participação da sociedade civil e órgãos públicos no planejamento do evento. “A reunião preparatória tem o objetivo de envolver as entidades, prefeituras, pessoas que gostariam de contribuir com o debate na elaboração do Fórum Técnico, realizado pela Assembleia Legislativa. Queremos discutir sobre a mobilidade urbana do Vale do Aço e contamos com a participação de todos envolvidos com a temática”, observa.
O Encontro Metropolitano no Vale do Aço, que também será realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte no mesmo mês, compõe a segunda parte da programação do Fórum Técnico.

FÓRUM TÉCNICO
O evento “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes” será realizado nos meses de junho e julho, na capital e em cidades do interior, em parceria com a sociedade. Um dos objetivos é reunir sugestões para otimizar o uso do espaço público, especialmente em municípios com mais de 20 mil habitantes. Essas cidades precisam elaborar planos de mobilidade urbana, integrados aos planos diretores, até 2015, conforme determina a Lei Federal 12.587, de 2012.
O primeiro momento é um ciclo de debates, a ser realizado no Plenário da ALMG em dois dias. Quatro temas serão debatidos: “mobilidade urbana e desenvolvimento das cidades: governança política, planejamento integrado e articulação das políticas públicas”; “cidades e infraestrutura de mobilidade urbana: desafios e estratégias”; “desafios da efetividade do planejamento em mobilidade urbana: financiamento, fiscalização e controle social”; e “mobilidade urbana e cidades inteligentes e sustentáveis: educação, meio ambiente e novas tecnologias”.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com