quinta-feira, dezembro 12, 2024
spot_imgspot_img
InícioCidadesALMG aprova em 1º turno projeto para coibir assédio moral no serviço...

ALMG aprova em 1º turno projeto para coibir assédio moral no serviço público

PLC 26/23 altera o Estatuto do Servidor para garantir aplicação de penalidades aos assediadores

Foto: Daniel Protzner

BH – O Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/23, cujo objetivo é coibir o assédio moral no serviço público estadual, foi aprovado em 1° turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta quarta-feira (4/12/24).

De autoria do deputado Professor Cleiton (PV), o PLC 26/23 altera o Estatuto do Servidor Público Estadual, para assegurar punição ao assédio moral no ambiente de trabalho. Em sua justificativa, ele lembra os crescentes casos de doenças, afastamentos e até suicídios, como o da policial civil Rafaela Drummond, ocorrido em junho de 2023.

Em sua redação original, o PLC 23/26 modifica o Estatuto do Servidor para deixar claro que configura assédio moral a conduta repetitiva do agente público que tenha por objetivo atingir a autoestima ou a estabilidade emocional de servidores e empregados públicos.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Esse novo texto altera o Estatuto do Servidor para incluir entre as condutas vedadas a prática do assédio moral. Além disso, conforme a redação aprovada, poderá ser aplicada pena de demissão ao servidor que praticar atos que configurem assédio moral.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments