Cidades

Agricultores de Bom Jesus fazem visita técnica a Piedade de Caratinga

BOM JESUS DO GALHO – Agricultores de Bom Jesus do Galho fizeram na quarta-feira uma visita a produtores rurais de Piedade de Caratinga, município considerado referência em agricultura na região e no Estado.

Durante a visita, o grupo pôde verificar de perto exemplos bem-sucedidos de plantações de hortaliças e tubérculos e conhecer o passo a passo do plantio das espécies, desde a semeadura até a colheita.

O grupo teve ainda a oportunidade de aprender sobre sistemas de irrigação mais econômicos, que permitem ao agricultor um melhor aproveitamento da água e a redução de desperdício.

Os produtores bonjesuenses estavam acompanhados do diretor de Agricultura, Samuel Lopes; do coordenador do Banco de Alimentos, Geraldo Melo; do engenheiro agrônomo da Emater, Geraldo Assis de Carvalho; da extensionista da  Emater, Maria Elieci dos Santos Lopes, e do extensionista da Emater de Piedade, José Anísio Alves Vieira.

FACILIDADE

O engenheiro agrônomo da Emater, Geraldo Assis de Carvalho, observou que as técnicas de plantio usadas em Piedade têm tudo para serem aplicadas em Bom Jesus do Galho. “Não há nada  sofisticado no sistema de produção rural de Piedade. As práticas de plantio dos produtores do município são perfeitamente aplicáveis em Bom Jesus para permitir a ampliação da produtividade e melhoria da qualidade dos nossos produtos”.

A lavradora Aparecida Clemente de Oliveira Martins, 50, que integrou a comitiva, juntamente com o marido, filha e genro, avaliou como maravilhosa a visita.  “Com essa ação, ampliamos os nossos conhecimentos, aprendemos modos mais práticos de cultivo das hortaliças, a importância dos cuidados que precisamos ter com as sementinhas, com a terra, com a água”.

Aparecida contou que nasceu agricultora. “Meu avô tinha fazenda. Fui criada em meio às plantações. A minha vida sempre foi dedicada a atividades do campo. Por isso, sou tão apaixonada pelas atividades do campo”.

 

TRADIÇÃO FAMILIAR

Marlene Lopes Ferreira da silva, 46, lavradora desde os seus 15 anos, disse que desenvolveu gosto pela profissão por influência do seu pai, “que plantava, colhia uma infinidade de alimentos e, em seguida, vendia toda a sua produção na rua. Sempre admirei meu pai por seu trabalho”, declarou.

De acordo com a avaliação de Marlene,  a visita às plantações de alface foi a mais curiosa. “Eu sempre quis aprender a plantar alface a partir dos melhores sistemas, mais práticos e rentáveis. Fiquei satisfeita demais com o que pudemos ver e com as orientações dos agricultores que nos receberam tão bem”.

Para Maria Elieci, a visita motivou os agricultores a otimizar seus processos de cultivo de hortaliças. “Esse encontro foi uma grande aula, muito produtivo”, disse.

RESERVA E CULTIVO

Conforme José Anísio, 48% da população de Piedade tem como principal atividade a agricultura. “Percebam que o município pode ser dividido em duas áreas, as de reserva e as de cultivo. Nenhum terreno está ocioso”.

Ainda segundo José Anísio, mensalmente, saem do município cerca de 400 caminhões lotados de alimentos produzidos em Piedade, “sem contar as caminhonetes, os caminhões menores”, completa.

A ausência de cercas nas propriedades também foi assunto da conversa de José Anísio com o os agricultores bonjesuenses. “Aqui, ninguém precisa cercar suas propriedades. Cada um respeita o terreno do outro”, elogiou.

O secretário de Agricultura, Samuel Lopes, disse que ficou muito satisfeito com a visita. “Essa foi uma semente que vai render ótimos frutos para o nosso município.  Todos os agricultores se mostraram interessados em aperfeiçoar o trabalho no campo a partir do que aprenderam em Piedade”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com