Cidades

Acordo entre PMI e Vital retoma coleta de entulho

Cecília anunciou a retomada dos serviços previstos no contrato inicial com a Vital Engenharia no Vale do Sol
(Fotos: Nadieli Sathler)


IPATINGA
– A prefeita Cecília Ferramenta anunciou na manhã de terça (26) a retomada da coleta mecanizada pela Vital Engenharia no município, serviço que havia sido suspenso pelo ex-prefeito Robson Gomes (PPS). Agora, entulhos e restos de construção que se encontram espalhados por lotes vagos, calçados e até mesmo nas vias públicas de Ipatinga terão a destinação correta pela empresa concessionária.

“Estamos realizando um sonho de ver nossa cidade limpa novamente. Isso foi o que a gente sempre trabalhou durante os mandatos do Partido dos Trabalhadores e do Chico Ferramenta durante 12 anos e ainda procuramos aprimorar cada vez mais a limpeza, o cuidado com o meio ambiente e as ruas limpas”, enfatizou a prefeita.
Cecília lamentou que o acúmulo de lixo no município tenha durado tanto tempo, e com isso tenham aumentado os focos de dengue. Ela pediu que agora a população tenha consciência e não volte a colocar sacolas com restos alimentares nos montes de entulhos.

“Infelizmente, nos últimos anos o que vimos tomar conta da nossa cidade foram os entulhos, os nossos jardins e parques sem o devido cuidado. Então é uma emoção muito grande retornar esse serviço. Isso foi fruto de muita discussão e trabalho junto com a Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa que cuida da limpeza”, comentou.
O contrato com a concessionária de limpeza urbana para o exercício de 2013 prevê a retomada e ampliação do serviço de remoção mecanizada do entulho com volume acima de 1m³ por ponto de acumulação; além da ampliação da operação “Cata Bagulhos” e pequenos entulhos na rotina dos serviços de limpeza, abrangendo inclusive a área rural do município.

DÍVIDA
Os levantamentos feitos pela equipe de Cecília Ferramenta revelaram que a Prefeitura de Ipatinga possui um passivo com a Vital Engenharia de R$ 30 milhões. O acordo prevê que em abril comecem os repasses do montante em atraso com a concessionária.

“Os valores ainda estão sendo discutidos com a empresa, mas ficou acordado que as parcelas não podem prejudicar o fluxo da Prefeitura, de maneira que paguemos em dia os serviços que estão sendo feitos, a dívida e os demais compromissos que assumimos” justificou.


A coleta mecanizada vai percorrer diversos pontos da cidade onde o entulho está acumulado

Recolhimento de lixo terá horário determinado
Ipatinga-
De acordo com informações técnicas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a retomada dos serviços previstos originalmente no contrato assinado entre o município e a empresa concessionária vai trazer mais qualidade de vida para a população.

A ampliação de serviços essenciais à população, como coleta e transporte de lixos domiciliares e comerciais, sendo neste último caso até a capacidade de 50 quilos ou 100 litros; o retorno dos serviços de retirada de galhadas colocadas em vias públicas; e o uso de caminhões Vac-All para ampliar a capacidade dos serviços de limpeza/desobstrução de rede pluvial também voltaram a integrar o contrato com a concessionária de limpeza urbana.

Já a coleta de lixo passará a ter horários pré-determinados em cada ponto da cidade e deverá ser executada contemplando, em no máximo 30 minutos, o horário estipulado para a passagem do caminhão em cada rua. Essa operação de rotina funcionou perfeitamente no início do contrato de concessão, de janeiro de 2002 ao final de 2004.

O contrato também prevê a manutenção dos serviços de varrição manual e ampliação da varrição mecanizada de vias públicas, com o cumprimento do estabelecido no contrato original de concessão dos serviços.
Vale ressaltar que o novo planejamento tem a meta de contemplar a varrição mecanizada em 707 quilômetros/mês de sarjetas e vias públicas. Em dezembro de 2012, apenas 166 km receberam varrição mecanizada; já em janeiro, no primeiro mês da atual administração municipal, a varrição mecanizada alcançou 557 km de vias públicas.

CPI  INVESTIGOU EMPRESA
IPATINGA
– A prefeita Cecília Ferramenta (PT) disse que está tranquila quanto à legalidade do contrato, que foi alvo de investigação por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Esse contrato foi feito à época do Chico Ferramenta e em bases muito sólidas e sérias. O que houve foi apenas uma perseguição política em cima disso. Então não temos nada a temer porque foi aprovado pela Câmara Municipal na época”, esclareceu.

O vereador Agnaldo Bicalho, que foi vice-presidente da CPI, esteve presente à entrevista na manhã de ontem no Vale do Sol e lembrou que o questionamento judicial não impede que o serviço seja prestado pela empresa. “A retomada da limpeza da cidade é algo extremamente importante. Isso não implica na interrupção dos questionamentos que correm no Judiciário quanto ao contrato. O contrato possui itens que estão sendo contestados juridicamente e inclusive são alvo de um ação do Ministério Público. Mas a cidade não pode ser penalizada e a limpeza precisa ser feita com qualidade”, avaliou Bicalho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com