Cidades

Ações preventivas na cidade minimizam danos com chuvas

FABRICIANO – Graças às ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, como a construção de drenagens, contenções de encostas e a limpeza do ribeirão, as chuvas que caíram sobre a região, nesta semana, provocaram estragos muito menores no município, comparados aos registrados anos anteriores, como em dezembro de 2013. As intervenções também permitiram que as águas do Ribeirão Caladão chegassem ao Rio Piracicaba com mais rapidez. 
 
Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a chuva registrada na madrugada da última terça-feira (1º) foi de 82 milímetros em apenas seis horas. A tromba d’água fez o Ribeirão Caladão subir cerca de 2,5m e provocou alagamentos de apenas algumas ruas paralelas a ele, o que demonstra que as obras do Parque Linear minimizaram os impactos das chuvas.
 
NÚMEROS
Em dezembro de 2013, a soma da precipitação de chuvas em três dias (25, 26 e 27) foi de 83 milímetros. Apesar do volume de água ser muito próximo ao da madrugada da última terça-feira (1º), os prejuízos provocados pela enchente e o encharcamento do solo, naquela ocasião, foram muitos maiores. “Em 2013, foram registrados 49 deslizamentos, 61 desmoronamentos parciais ou totais de casas, queda de seis pontes, duas passarelas e 54 famílias tiveram que deixar suas casas por estarem em situação de risco”, detalha o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Carvalho.

 Neste ano, foram registrados pontos de alagamentos no Surinã, JK, Alipinho, Melo Viana e Manoel Maia, além de alguns deslizamentos no Morada do Vale e Santa Luzia. “As intervenções do Parque Linear pouparam nossa população de prejuízos maiores. As drenagens executadas nas ruas São Vicente, Itaparica e Guarapari, no Melo Viana, durante a primeira etapa da obra, garantiram a melhoria do escoamento das águas das chuvas no Melo Viana. Antes, chuvas de menores proporções alagavam até a avenida Magalhães Pinto. Graças a Deus não registramos esse problema no último temporal”, ressalta a prefeita Rosângela Mendes
 
ESTABILIDADE
As contenções construídas às margens do Ribeirão Caladão, durante a segunda etapa do Parque Linear, garantiram sua estabilidade e, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, não foi registrado nenhum deslizamento de terra. “Antes das intervenções do Parque Linear, eram constantes os deslizamentos das margens. Devido a eles, as águas do Ribeirão ficavam obstruídas e provocavam mais alagamentos e transtornos à população ribeirinha. Logo pela manhã fiz questão de percorrer as ruas da cidade, prestar minha solidariedade às famílias atingidas e providenciar a limpeza das ruas”, acrescenta Rosângela Mendes.


Rosângela Mendes visita moradores atingidos pelo alagamento: solidariedade e ação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com