Cidades

Ações celebram Dia da Mulher no Vale do Aço

(DA REDAÇÃO) – As prefeituras das cidades do Vale do Aço realizaram diversas ações para celebrar o Dia das Mulheres (8 de Março). Em Ipatinga, o Departamento de Atenção Básica buscou elevar a autoestima de público em vulnerabilidade com agenda especial no Parque Ipanema em alusão ao 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Em Timóteo, também foram realizadas várias intervenções para celebrar a data.

“Neste Dia das Mulheres me senti valorizada com esse evento que foi preparado para todas nós. Ser mulher e principalmente negra significa uma luta diária e essa festa é uma forma de reconhecimento. Estou feliz por isso”. O depoimento é da adolescente de 16 anos, I.A.S.A., uma das moradoras em situação de rua que participou da programação especial preparada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde, no Parque Ipanema, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Mulheres em situação de vulnerabilidade foram o público-alvo em Ipatinga

Na oportunidade foram oferecidos às convidadas vários serviços ligados à área de beleza como maquiagem, escova, corte de cabelo, unha e massagem. Moradoras em situação de rua que são acompanhadas pela equipe do Consultório na Rua também foram presenteadas com roupas, sapatos, bijuterias e em seguida participaram de um delicioso lanche.

“Ganhei de presente dois lindos cordões, e aproveitei também para lavar e prender o cabelo. Mas o mais gostoso desta festa foi essa salada de fruta”, comentava, muito animada, Fátima, outra moradora em situação de rua.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, fez questão de participar da festa e aproveitou a oportunidade para abraçar e homenagear cada mulher que estava presente no salão principal do Parque Ipanema.

Nardyello ainda ressaltou as políticas de valorização que têm sido ampliadas no município em prol dos moradores em situação de rua.

CONSULTÓRIO DE RUA

No mês de fevereiro último, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a equipe do Consultório na Rua de Ipatinga com a incorporação de um profissional médico. O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. No município, a equipe é organizada na modalidade II, e era formada até então por seis profissionais, sendo uma psicóloga, uma assistente social, uma enfermeira, dois agentes sociais e uma técnica. Agora, com a inclusão de uma médica, o município poderá solicitar à Gerência Regional de Saúde a viabilidade para que o Consultório na Rua seja enquadrado na modalidade III, o que permite mais recursos para este tipo de atendimento.

Em Timóteo, as atividades foram voltadas para as mulheres usuárias do CRAS

TIMÓTEO

A Secretaria de Assistência Social de Timóteo, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social, e com o apoio das Unidades Básicas de Saúde e Equipes do Estratégia da Saúde da Família, realizou o projeto “Você Merece” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  As atividades foram voltadas para as usuárias dos serviços dos CRAS e incluíram cuidados com a beleza, atividades sociais e culturais.

A programação do “Você Merece” foi prestigiada pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o professor Vespa.  “A Secretaria de Assistência Social não tem motivo de existir se não for por vocês. Cada uma das usuárias deve mostrar seu valor todos os 365 dias do ano”, salientou a secretária de Assistência Social, Rosanna Borges Moura.

Formada em Assistência Social, Rosanna Borges afirmou que as políticas públicas do setor estão voltadas para a defesa dos direitos das famílias e das mulheres. “A base da família está na mulher. E o governo já reconhece este fato ao definir as mulheres, prioritariamente, como responsáveis pelos benefícios do CadÚnico (Cadastro Único).

As atividades buscaram promover o empoderamento das mulheres com objetivo de elevar a autoestima e a conscientização das mulheres sobre o poder de participação na vida social, em condições de equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, além do enfrentamento à violência contra a mulher.

PROGRAMAÇÃO

O “Você Merece” foi realizado nas unidades dos CRAS Oeste (Cachoeira do Vale), Leste (Alegre), Sudoeste (Praça CEU) e Sul (realizado no Centro Social Urbano, bairro Primavera). As usuárias tiveram direito a um dia de beleza, com ações como corte de cabelo, hidratação, maquiagem, esmaltação e análise capilar.

Foram disponibilizados serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre saúde física e mental e palestras e dinâmicas de grupos relativas à valorização da mulher. O CRAS de Cachoeira do Vale ofereceu às suas usuárias música gospel ao vivo com os artistas Sidnei Silva Gregório e Edivânio Gregório Perdigão da Silva. A programação dos CRAS contou ainda com o apoio da comunidade e dos parceiros Salão Simplesmente Maria, Autêntica Cosméticos, Salão da Lúcia e Soninho Sonorização.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com