Cidades

Aço inoxidável aumenta vida útil de equipamentos na mineração

Inovação desenvolvida no Brasil será apresentada pela Aperam South America na Exposibram, entre 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte

BH – A mineração é um dos setores que mais sofrem com o desgaste por abrasão em  peças e equipamentos, causando diminuição de vida útil das máquinas e custos extras com manutenção e reposição. Para mitigar tais danos, a utilização do aço inoxidável é uma alternativa que garante ganho de produtividade e traz economia em diversos processos da área. Atenta às necessidades do setor, a Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, desenvolveu o ENDUR, um aço inox de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com um ganho de vida útil até sete vezes maior do que as gerações anteriores do inox, dependendo da aplicação.

EM CASA

A novidade foi desenvolvida e produzida dentro da empresa brasileira e chega ao mercado ampliando a competitividade e a eficiência das aplicações do aço inoxidável. Segundo Julio Di Cunto, analista consultor da Aperam, na mineração o ENDUR pode ser utilizado em vagões de trem, equipamentos para beneficiamento e transporte, sistema de escoamento de lavagem de minério de ferro, peneiras e outros. “Essa tecnologia agrega vantagens competitivas aos equipamentos, como a melhora da produtividade, eficiência e segurança da matéria-prima. Com o ENDUR, a produção de equipamentos torna-se mais leve, durável e que requer menos manutenção. Suas principais características são alta resistência ao desgaste e à corrosão e alta propriedade mecânica. Por isso, ao longo dos anos, é notável a grande economia ao substituir o aço carbono pelo inoxidável”, enfatiza.

VAGÕES

Em vagões ferroviários de transporte de minérios, por exemplo, a utilização do ENDUR permite a redução do peso bruto de cada vagão em, pelo menos, meia tonelada, permitindo um aumento da capacidade de transporte de carga na mesma quantidade, ou, até mesmo, do número de vagões, dependendo da capacidade do projeto. “A utilização do inox também evita o acúmulo de material no fundo após a descarga, diminuindo, consequentemente, o peso morto, o que garante mais rentabilidade ao negócio. Além disso, os vagões já em uso comprovam que esse tipo de estrutura pode durar mais de 40 anos sem manutenção, sendo que os vagões produzidos com aço carbono duram, em média, até 7 anos”, destaca Di Cunto. 

O ENDUR será apresentado na Exposibram, entre 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte. Em seu estande, a Aperam apresentará as aplicações e todos os benefícios da inovação para o setor de mineração.

Zona Azul fica fora do ar nesta sexta

IPATINGA – Devido a um problema técnico ocorrido do sistema Zona Azul, em nível nacional, a operação do Estacionamento Rotativo Digital em Ipatinga está suspensa nesta quinta-feira (5). Portanto, nesta data não haverá cobrança pelo período estacionado, e tampouco serão expedidas notificações por eventuais infrações. O sistema deverá voltar funcionar dentro da normalidade a partir desta sexta-feira (6).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com