Dez toneladas do material produzido pela Aperam em Timóteo (MG) foram doadas para o empreendimento, que une história, cultura e gastronomia
TIMÓTEO – O aço e o queijo estão intimamente ligados à identidade mineira, e essa relação foi levada ao “estado da arte” no novo Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas. O espaço, que foi inaugurado este mês de março, em Belo Horizonte, combina a estética contemporânea favorecida pelo metal a uma das maiores tradições do Estado, o modo de fazer o queijo artesanal. E o resultado é surpreendente.
Dez toneladas de aço inoxidável genuinamente mineiro – o material foi produzido pela Aperam em Timóteo (MG) e doado para o projeto – revestiram uma sofisticada e extensa vitrine que, em formato curvo, representa um outro componente indissociável do espaço geográfico mineiro: as montanhas.
VANTAGENS TÉCNICAS
Por outro lado, parte de todo esse inox doado pela Aperam terá um uso técnico: vai ser aplicado nas bancadas e pias das cozinhas, localizadas no segundo piso do espaço, pelas características que oferece, como a maior resistência à corrosão, mais durabilidade e facilidade de limpeza – além de impedir que as bactérias se multipliquem na superfície.
“Nesse projeto nós temos o aço inox onde ele deve ser usado por causa de todas as suas vantagens técnicas, que são nas cozinhas profissionais. Então, nós usufruímos do uso clássico do inox para onde ele é indicado. Mas, além disso, quisemos fazer algo diferente de tudo que já foi feito, usando de maneira decorativa e representativa a cultura mineira”, disse José Lourenço.
ORGULHO
Para o presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, participar da concretização de um projeto com tantos significados para Minas e para o Brasil é motivo de grande honra e orgulho.
“A Aperam é mineira. Foi fundada em Timóteo, há 79 anos. Nascemos no pé das montanhas que forneciam o minério e a água, e Minas ainda hoje é a nossa base. Ver nossa história representada ali, com o inox e o queijo, um alimento com tantos significados, é emocionante”, disse.