Nacionais

Acionista da Usiminas faz mea culpa e promete reaproximação com Ipatinga

IPATINGA – O presidente da Ternium Brasil, um dos grupos de acionistas da Usiminas, Paolo Bassetti esteve nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Ipatinga onde foi sabatinado pelos vereadores. Bassetti estava acompanhando do conselheiro da Usiminas, representante dos Empregados, Luiz Carlos Miranda. Durante o encontro o presidente da Usiminas falou sobre as relações com a comunidade, investimentos na Usiminas e as divergências entre os grupos controladores da Usiminas, particularmente a ítalo-argentina Ternium e a Nippon Steel.
Paolo Bassetti fez um “mea culpa”, admitindo um certo distanciamento da empresa e a comunidade e propôs o restabelecimento das relações em novos parâmetros, “sem sotaques”.
“A Ternium propõem um projeto industrial de crescimento, onde Ipatinga com sua enorme competitividade possa participar do mercado do aço, não há nenhuma razão para Ipatinga não ser competitiva”, argumentou.
Durante o encontro desta segunda, o presidente da Ternium disse que a reforma do alto forno 1, é um projeto bem encaminhado, mas que depende da aprovação dos conselheiros da Usiminas. O projeto chegou a ser colocado na pauta da última reunião do Conselho. A Usiminas precisaria de um aporte de R$ 600 milhões. Entretanto, a companhia só tinha disponível em caixa cerca de R$ 400 milhões e a proposta não foi votada. “A reforma do alto forno 1 depende dos conselheiros, mas já é um projeto bem encaminhado”, disse Bassetti, adiantando que até junho o Conselho deve aprová-la.

CONFLITO

O conflito entre os sócios japoneses da Nippon Steel e os italianos da Ternium foi um dos temas centrais do encontro. A briga, segundo Bassetti é, mais em torno de questões industrial do que uma demonstração de força. Segundo ele, a crise começou em 2010, quando a companhia perdeu um grande volume de recursos e não conseguiu reavê-lo.
O Conselho de Administração da Usiminas é composto de 11 membros, distribuídos da seguinte forma Grupo Nippon (3 membros), Ternium/Tenaris (3 membros), Previdência Usiminas (1 membro), representante dos Empregados ( 1 membro).
Um acordo entre acionistas prevê que a presidência da empresa deva ser em comum acordo, entretanto, a nomeação de Sérgio Leite, ligado à Ternium, pela maioria dos conselheiros, acabou na Justiça e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu ganho de causa à Nippon Steel, que nomeou Romel Erwin.

IMPACTO
Para o conselheiro Luiz Carlos Miranda, o conflito entre os sócios impacta diretamente na situação econômica na empresa. “A companhia não consegue ter fluxo de caixa, o que acaba comprometendo nos investimentos”, destacou. Atualmente, a situação continua pendente no Tribunal.
Indagado se existe a proposta de um debate mais amplo envolvendo a comunidade e os acionistas para se tentar colocar um fim ao conflito, Paolo Bassetti, foi sucinto: “Não existe esta proposta, mas não há razão para não fazê-la”.
O presidente da Câmara de Ipatinga Nardyello Rocha exortou os acionistas a se unirem em defesa da siderúrgica: “Que tomem juízo os argentinos, italianos e japoneses, porque quem perde com isso é a cidade de Ipatinga. O mais importante, não tenho dúvida, foi o reconhecimento por parte da Ternium, o mea culpa, pelo distanciamento entre a empresa e a cidade. Agora, sim, estão participando diretamente com a comunidade e isso é um grande avanço”, avaliou o presidente da Câmara.


Executivo da Nippon Steel
defende gestão alternada

IPATINGA – Em janeiro, a vereadora Lene Teixeira (PT) recebeu Osamu Nakagawa, executivo do grupo Nippon Steel, um dos acionistas majoritários da Usiminas. Ele recebeu um convite para participar de audiência pública, a ser proposta pela vereadora, com o propósito de debater a relação da Nippon Steel com o município de Ipatinga.
Acompanhado da tradutora do grupo japonês de empreendimentos siderúrgicos, Nakagawa conversou com a vereadora sobre a atual situação de conflito entre os acionistas da Usiminas e entregou a ela um comunicado feito recentemente pela empresa e direcionado ao mercado financeiro. O documento tem como objetivo atender à solicitação de esclarecimentos, feita à Usiminas, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Osamu Nakagawa explicou que o comunicado trata da proposta de gestão compartilhada feita pela Nippon Steel ao grupo argentino Techint/Ternium, na qual os executivos Romel Erwin de Souza e Sérgio Leite se alternariam no comando da Usiminas e na presidência do Conselho de Administração. O objetivo seria encerrar a disputa, que inclusive encontra-se na Justiça, pelo comando da siderúrgica ipatinguense.
O documento afirma que a Techin/Ternium rejeitou “pronta e essencialmente” a proposta, insistindo em adotar um mecanismo de resolução de impasses antes que as duas companhias começassem as discussões. Segundo a proposta do grupo japonês, no primeiro período da alternância de gestão, o CEO da Usiminas seria Sérgio Leite, que tem a preferência dos argentinos, enquanto Romel Erwin ocuparia a presidência do Conselho de Administração.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com