Cidades

Aciapi, CDL e Cmeaci empossam nesta quinta-feira novos dirigentes

IPATINGA – A partir desta quinta-feira, 11, duas das mais importantes entidades representativas do setor produtivo ipatinguense passam a ter novas diretorias. Na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestação de Serviços (Aciapi) sai o empresário Gustavo Augusto de Ataíde Souza e o lojista Luís Henrique Alves assume o cargo de presidente. Já na Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL), o cargo de presidente será assumido pelo lojista Cláudio Zambaldi Oliveira no lugar de Márcio Caldeira de Souza Penna. Ambos os presidentes que saem cumpriam dois mandatos consecutivos à frente da Aciapi e CDL. Também muda o Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e CDL (Cmeaci). O órgão consultivo e que tem grande representatividade passa a ser presidido pela lojista Maria Zilda Machado Torres, no lugar de Marinha Nogueira Xavier.

O palco para a solenidade da troca das diretorias será o Teatro do Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço, em evento agendado para as 20h, desta quinta-feira, 11.

ELEIÇÃO
O novo presidente da Aciapi, Luís Henrique, que tem como vice-presidentes Jamilson Maria Macedo Soares e Alberto Múcio de Almeida Murta, foi eleito pela maioria dos associados (223 votos – 60%) em eleição no dia 29 de maio. Ele liderou a chapa 1 União e Participação, que ficará à frente da entidade no biênio 2013/2015. O presidente da CDL, Cláudio Zambaldi, que tem como vice-presidente José Carlos Alvarenga, foi eleito por aclamação em assembleia dos associados no dia 28 de junho. Também por consenso, Maria Zilda foi eleita presidente do Cmeaci em reunião ordinária no dia 22 de maio.

A Aciapi foi fundada em 1966. Já a CDL foi fundada em 1997 e desde seu primórdio funciona em comum acordo com a Aciapi. As duas entidades dividem a mesma sede própria, instalada no número 331 da rua Uberlândia.

DESAFIOS

Os novos dirigentes da Aciapi, CDL e Cmeaci têm grandes desafios pela frente. Eles representam a segunda geração dos empreendedores que se estabeleceram em Ipatinga a partir da segunda metade do século XX e que, desde a gestão anterior, com a eleição de Gustavo Souza e Márcio Penna, chegaram aos cargos deliberativos das entidades.

Eles passam a gerir representações do setor produtivo local em um momento de transformação da base da economia local, antes dependentes unicamente da siderurgia, e que agora precisou incrementar alternativas para a sustentabilidade econômica, uma tendência presente desde os anos 1990, no pós-privatização. A necessidade precisou ganhar impulso, mais recentemente, dada a crise mundial no mercado do aço, estabelecida a partir de 2008 com a sobreoferta da commoditie e o arrefecimento do consumo mundial.


Eleito por aclamação, o lojista Cláudio Zambaldi assume a presidência da CDL de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com