Alunas da Academia Olguin e Centro de Referência em Dança do Vale do Aço participam do Festival de Joinville com coreografias assinadas por Salette Olguin e Guilherme Júnio
IPATINGA – Anualmente a Academia Olguin ruma para Santa Catarina no mês de julho, para participar do Festival de Dança de Joinville, sempre com coreografias selecionadas pelo evento, montadas com suas alunas e do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. Em 2023 esteve presente com duas coreografias, com a participação da bailarina do projeto Centro de Referência Maria Luisa Hott, com apresentações nas categorias Palcos Abertos e no Festival da Sapatilha. Agora, em 2024, seis bailarinas apresentam-se, em adaptações e coreografias assinadas por Salette Olguin e Guilherme Júnio.
O Festival de Dança de Joinville é um dos mais importantes eventos de Dança do país. Sua 41ª edição acontece até o dia 27 de julho de 2024, transformando Joinville na capital da dança. Para esta edição do evento a Academia Olguin foi selecionada com três coreografias, para participação na categoria Palcos Abertos, com apresentações em diversos pontos da cidade.
BAILARINAS
Participam das apresentações seis bailarinas, Analice Babilon, Júlia Paiva, Luana Versiani, Luiza Nacife, Maria Luisa Hott e Marina Louzada com as coreografias “Polifonia” e “Canon em D Maior”, assinadas pelo bailarino profissional e coreógrafo Guilherme Júnio e uma variação do balé clássico “La Fille Mal Gardée”, com adaptação de Salette Olguin, diretora artística e coreógrafa da Academia Olguin.
Tempo de reciclagem e troca de experiências
O Festival é uma oportunidade ímpar para os profissionais e amantes da dança. São inúmeras atividades que acontecem durante o período de realização do evento, como workshops, cursos, apresentações das coreografias selecionadas, vindas de várias partes do país, além de apresentações de importantes companhias profissionais.
Para o bailarino profissional e coreógrafo Guilherme Júnio voltar a Joinville é sempre gratificante pois tem a oportunidade de reencontrar amigos e professores importantes na sua formação. Guilherme foi aluno da Escola Nacional de Teatro Bolshoi de 2008 a 2012. Como profissional participou da Companhia Jovem da Escola Bolshoi e, a partir daí integrou importantes companhias de dança mundo afora como Joburg Ballet, de Joanesburgo, África do Sul; Gelsey Kirkland Studio Company, em Nova Iorque e, mais recentemente da Ópera Primmarinsky, na Rússia. Na Academia Olguin atua como professor e coreógrafo convidado.
MASTERCLASS
Nesta edição do Festival as bailarinas da Academia Olguin e Centro de Referência tiveram a oportunidade de participar de um masterclass com a bailarina Ana Botafogo. Salette Olguin, diretora artística e coreógrafa da Academia Olguin destaca que faz questão de participar todo ano do Festival de
Dança de Joinville. “É um momento muito importante para os profissionais da dança, pois possibilita encontros e troca de experiências com grandes nomes do setor. Para as bailarinas da Academia Olguin e do Centro de Referência é oportunidade de aprendizado e ampliação do conhecimento. Este ano já estivemos presentes em festivais em Belo Horizonte e agora em um dos mais importantes do país que é o de Joinville. Saímos daqui renovadas com tanta coisa maravilhosa que assistimos”, avalia a diretora.