(DA REDAÇÃO) – A associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) emitiu hoje uma nota de protesto contra os manifestantes golpistas que ameaçaram trabalhadores da imprensa na cobertura dos atos de vandalismo segunda-feira em Brasília. Segundo a Abert, além das depredações contra veículos e prédios públicos, o grupo de vândalos intimidou e expulsou profissionais da imprensa cobriam os atos.
A íntegra da nota da Abert é a seguinte:
“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia, com veemência, as ameaças e hostilidades às equipes de jornalismo que faziam a cobertura dos atos de vandalismo no centro de Brasília, na noite dessa segunda-feira (12).
“Além das depredações contra veículos e prédios públicos, o grupo de vândalos que protestava contra a prisão de um indígena investigado por atos antidemocráticos intimidou e expulsou profissionais da imprensa que realizavam as apurações e desempenhavam a função de informar a população sobre os protestos.
“A imprensa livre é uma das bases da democracia e atos de violência contra profissionais e veículos de comunicação colocam em risco a integridade física dos jornalistas e atentam contra o Estado Democrático de Direito.
“A ABERT confia no trabalho das autoridades locais e pede celeridade na identificação dos envolvidos para que sejam punidos com o rigor da lei”.