terça-feira, novembro 11, 2025
spot_img
InícioCultura“A Queda do Céu” tem sessão especial na COP30

“A Queda do Céu” tem sessão especial na COP30

Evento no Instituto Ciência de Arte com a presença de Davi Kopenawa antecipa lançamento nacional no dia 20 de novembro do documentário mais premiado do último ano

BELÉM – Em plena COP30, Belém recebe em 13 de novembro (19h) uma sessão especial de “A Queda do Céu” no Instituto Ciência de Arte, edifício histórico na Praça da República, com a presença de Davi Kopenawa e do diretor Eryk Rocha para debate com o público. A pré-estreia do documentário de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha na capital paraense é uma realização da 10ª Mostra de Cinema da Amazônia em parceria com o Observatório do Clima.

Realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará, até o próximo dia 21 de novembro de 2025, a conferência discute metas de redução de emissões, transição energética, preservação de florestas, financiamento climático e mecanismos para adaptação a eventos extremos. Trata-se do encontro em que os governos apresentam compromissos oficiais, organizações da sociedade civil pressionam por ambição, e cientistas atualizam o estado da crise, definindo, na prática, o rumo das políticas climáticas mundiais para os próximos anos.

O FILME

Vencedor de 25 prêmios nacionais e internacionais, “A Queda do Céu” teve a sua première mundial no Festival de Cannes, dentro da prestigiada Quinzena dos Realizadores. O líder Yanomami Davi Kopenawa é personagem central do documentário, sendo acompanhado juntamente com a comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu. O longa é baseado no livro homônimo escrito pelo xamã e pelo antropólogo francês Bruce Albert.

LOGLINE 

Com a ameaça iminente da queda do céu e cercados por garimpeiros e epidemias xawara, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Yanomami de Watorikɨ realiza o ritual sagrado Reahu e confrontam o “povo da mercadoria” com uma contundente crítica xamânica.  

SINOPSE 

A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu. O filme faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”, e traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments