Cidades

A Ordem é para Todos defende as prerrogativas dos advogados

(DA REDAÇÃO) – A chapa “A Ordem é para Todos”, liderada por Adélio Arlindo Duarte, disputa a 72ª Subseção da OAB de Ipatinga, tendo a defesa das prerrogativas dos advogados como sua principal bandeira. Adélio diz que a chapa é formada de “fora para dentro”, a partir de sugestões e apelos de colegas advogados para que encampasse a disputa.

Ele já foi presidente da Subseção durante 6 anos, exercendo três mandatos de 2 anos. “Temos uma chapa que reúne jovens advogados e também advogados veteranos, portanto, que reúne experiência e força de vontade para construirmos uma entidade que represente a todos e não o grupo que for eleito. Defendemos uma OAB para o advogado, para o estagiário inscrito, para a sociedade. E temos como proposta principal a defesa das prerrogativas dos advogados para que a classe tenha mais segurança para o exercício da profissão e não seja desrespeitada no Judiciário e pela polícia judiciária, como vem ocorrendo”.

Adélio destacou ainda que a partir da luta pela prerrogativa dos advogados, outras causas vão surgindo, como a necessidade de lutar contra a morosidade do Poder Judiciário que, no final, das contas acaba prejudicando toda a categoria. “Tem secretaria que demora um ano para fazer uma juntada”, exemplifica.

ORDEM NA CASA

O candidato a vice-presidente Christiano Lacerda defende que haja mais correições no Foro da Comarca para que os processos sejam colocados em dia, nem que as secretarias tenham que ser fechadas durante algum tempo para que os processos sejam colocados em ordem e se tenha mais celeridade. “Isto é necessário também porque o Tribunal de Justiça mudou de forma abrupta o instrumento processual. Nós saímos de um processo físico para um processo eletrônico sem nenhum período de transição”, diz.

PORTA DE CADEIA
Ele ressalta ainda que o advogado que trabalha na área criminal não tem nenhuma estrutura junto às delegacias de polícia. “O Adélio, quando foi presidente em outras gestões, construiu a sala de apoio aos advogados dentro da Delegacia Regional para o profissional do Direito pudesse atender seu cliente com dignidade. Hoje ele fica na rua, na porta da cadeia, literalmente. Não um banheiro. O advogado homem ainda tem uma situação mais tranquila, mas as advogadas que trabalham na área do crime vivem situações constrangedoras. Então, uma de nossas propostas é buscar junto à Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública a criação destes espaços de apoio ao advogado na Delegacia e também no Ceresp”, aponta Christiano.

BAJULAÇÃO
Christiano Lacerda critica o que considera uma relação demasiado amistosa da atual diretoria com outras categorias que não aquela deveria representar, enquanto as prerrogativas dos advogados são deixadas de lado. “O Adélio está militando há 31 anos eu há 6 anos. Neste período eu posso afirmar que a Ordem é apenas para um grupo. Ela não é para os advogados. A atual gestão tem uma relação muito amistosa com o Judiciário, com Ministério Público, com as autoridades policiais, os delegados e a Polícia Militar. O advogado é deixado em segundo plano. Não há defesa da prerrogativa do advogado. Bate-se no ombro do advogado e fala-se ‘vamos trabalhos juntos’, mas o primeiro a levar rasteira é o advogado. O grupo que aí está tem um interesse pessoal , um interesse que não é compartilhado pela classe. É um grupo que tem os seus ideais, tem os seus fins e utiliza da Ordem como meio para que eles sejam atingidos”, avalia.

PECADO DA OMISSÃO

O candidato a vice da chapa “A Ordem é para Todos” diz que o objetivo é tentar conquistar o voto do advogado para retomar a credibilidade da ordem porque ela está desacreditada perante os profissionais e fazer com que o advogado se sinta parte da Ordem, por isso o nome da chapa: “A Ordem é para Todos”.

Numa avaliação da atual gestão, o candidato a vice diz que ela “peca na ausência e na omissão”.“A atual gestão já está à frente da entidade há seis anos. São dois mandatos de 3 anos e não conseguiu fazer nada em 6 anos, exceto a revitalização da sala nos Foros de Ipatinga e Açucena, além da van que faz o trâmite Ipatinga-Fabriciano. O Adélio, no mesmo período, quando foi presidente, instituiu a atual sede da OAB, conseguiu o terreno para a futura sede, criou o consultório dentário para atender os advogados (que foi desativado pela atual gestão), foi na gestão do Adélio que se criou a Farmácia do Advogado, a Farmácia Santo Ivo. Então, a atual gestão avançou muito pouco. Agora, às vésperas da eleição eles vem dizer que vão construir a nova sede da OAB. O alvará para a construção está liberado desde dezembro 2014. Por que durante todo o ano de 2015 não foi feito nada? E agora num discurso eleitoreiro vem falar que a sede vai ficar pronta em 6 meses…”, arremata Christiano Lacerda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com