Cultura

A Máquina do Tempo circula por cidades mineiras

Começou nesta sexta-feira (28), a circulação do espetáculo A Máquina do Tempo, dentro da programação do projeto Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento. A primeira cidade a ser visitada é Catas Altas, que recebe a apresentação a partir das 19h, no Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e, durante a tarde, workshops de danças urbanas, jogos cênicos, maquiagem e contação de histórias, voltados para alunos das escolas da cidade.

Patrocinado pela Cenibra, utilizando os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Ciclo Cênico é realizado em parceria com oprojeto Ambiente e Arte e já está com a agenda marcada para Antônio Dias, que recebe as atividades no dia 05 de outubro. Em seguida serão visitadas as cidades de Mesquita, dia 23, Naque no dia 25 e Ferros no dia 30 de outubro. No roteiro da circulação visitas do projeto aIapu, Peçanha e Guanhães previstas para novembro.

A MÁQUINA DO TEMPO

Com dramaturgia e direção cênica de Claudinei de Souza, A Máquina do Tempo tem no elenco Didi Peres, Barbara Pavione, Leo Coessens e Roberto Yokel,especialmente reunidos para montagem deste espetáculo. Trata-se de uma peça que tem uma variedade de possibilidades de composição textual, que é trabalhado a cada tema escolhido. Em 2017 circulou pelas cidades de Córrego Novo, Caratinga nas localidades deSão Candido e Cordeiros, Periquito, Pingo D’Agua, Quartel Sacramento, Belo Oriente, Guanhães, Nova Era, Bugre e Bom Jesus do Galho.

Em A Máquina do Tempo uma trupe de artistas mambembes viaja em seu mágico carroção para contar a história de três cientistas malucos que inventam uma máquina do tempo, para voltar ao passado e impedir um incêndio que devastou uma reserva florestal. De forma lúdica e divertida a peça apresenta os sérios problemas causados por um incêndio e a importância de preservarmos o meio ambiente. Em cena o Dr. Sabe Tudo, a Dra. Explica Tudo e o Dr. Questiona Tudo, encantam a plateia com suas maluquices. O espetáculo utiliza o cordel para apresentar o tema a ser explorado a cada apresentação, de forma leve e divertida.

WORKSHOPS

Para todas as cidades que serão visitadas pelo Ciclo Cênico serão realizados workshop de danças urbanas, jogos cênicos, maquiagem artística e contação de estórias, a cargo de profissionais atuantes na região do Vale do Aço e para participação é necessário prévia inscriçãopois as vagas são limitadas.

Oworkshop de dança urbana é ministrado por Sílvio Martins, graduando em Fisioterapia no UnilesteMG. O diretor, ator e produtor Claudinei de Souza ministra o workshop de jogos cênicos e também assina a produção do projeto. Rômulo Amaral é o responsável pela oficina de maquiagem social e artística. Já a contação de histórias é assinada por Nancy Nogueira que nos últimos três anos tem realizado um Circuito de Contação de Histórias em escolas da rede pública e creches localizadas na região do Vale do Aço.

Todas as atividades do projeto tem entrada franca. Realizado em parceria com o projeto Ambiente e Arte da Cenibra, o Ciclo Cênico Musical conta também com o apoio do Instituto Cenibra e das Secretarias de Educação e Departamentos de Cultura das prefeituras das cidades previstas no roteiro; daAproc – Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A realização é de Marilda Lyra e Ministério da Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com