Cultura

A história de Ipatinga em fatos contados e cantados

IPATINGA – Resgatar e divulgar a história de Ipatinga, remontando das origens do povoado até a época da emancipação político-administrativa do distrito de Ipatinga, em 1964. Essa é a proposta do projeto Memórias de Ipatinga, espetáculo narrativo-musical criado pela arte-educadora Eliane José de Moraes Santos. Os fatos selecionados são contados e cantados de forma poética e lúdica, destacando uma visão feminina, com uma releitura de relatos publicados na obra “Ipatinga – Cidade Jardim”, de José Augusto de Moraes, em que Eliane Santos foi colaboradora.

O projeto consta de quatro apresentações abertas ao público no decorrer do mês de outubro de 2014 e já foi realizado na praça central do distrito de Barra Alegre, no dia 18, na Feirarte, Centro de Ipatinga, no dia seguinte e prossegue hoje, com a realização na praça da feira do bairro Bom Jardim, a partir de 19:00h.

A última apresentação será amanhã, também às 19:00h, no espaço do Instituto Humanizar, bairro Canaãzinho. Os espetáculos estão sendo filmados, para posterior distribuição de DVDs nas escolas municipais e bibliotecas públicas de Ipatinga. A iniciativa é parte do “‘Projeto Estação Saudade – Memórias de Ipatinga”, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Eliane Santos também assina a direção, figurino, sonoplastia e composição do samba-enredo Memórias de Ipatinga). O espetáculo teve apresentação experimental na Estação Memória de Ipatinga, em julho de 2013, e pré-estreia no Centro Cultural Usiminas, na programação do 8º Salão do Livro do Vale do Aço, em maio passado.
O elenco inclui Eliane Santos, como atriz, contadora e cantadora de histórias), Ademir de Paulo, como ator coadjuvante), Hyuri Luna, na viola caipira e voz), Natanael Mariano, na percussão e voz, e Warley Rodrigo, com violão e voz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com