Nacionais

A falsidade ideológica do governo Bolsonaro

(*) Fernando Benedito Jr.

Sustentar que o nazismo é de esquerda e que não houve golpe militar no Brasil em 1964 é para os fortes

O governo Bolsonaro é uma fraude de nascença (dizia que as urnas eletrônicas era fraudadas, se elegeu com elas e calou-se), mas o novo estelionato histórico que querem cometer com a negação do golpe militar de 1964 e a afirmação de que o nazismo é de esquerda, é uma coisa que precisa ser melhor avaliada: trata-se de um atestado da insanidade política do governo, uma provocação para confundir a cabeça dos bolsominions e testar sua fidelidade ou só ignorância mesmo.  No limite, é possível dizer que os extremos políticos acabam se encontrando em algum lugar do passado – e também do presente e do futuro –, quando massacres de etnias, perseguições, tortura, etc, se misturam e dificultam a identificação de sua autoria ideológica. Mas, no fundo, dizer que o nazismo é de esquerda, que não houve golpe no Brasil em 64, é uma burrice sem tamanho. Ora, se o nazismo é de esquerda e o golpe de 64 foi organizado para estancar o avanço da esquerda comunista, tem alguma coisa errada. A menos que o comunismo seja de direita. Mas se for isso, Bolsonaro e os seus não tem porque que lutar, não tem bandeira a empunhar.

O stalinismo, como o fascismo e o nazismo trazem marcas em comum, mas surgem de princípios (ou a falta deles) e ideologias completamente distintas. Os massacres promovidos por Israel em territórios palestinos não deveriam ocorrer se os judeus tomassem como referência o sofrimento de seu povo nos campos de concentração nazistas.  A guerra dos Bálcãs ou da Síria, para citar dois exemplos mais recentes, entre outros conflitos onde a barbárie e o primitivismo assumem sua face mais brutal, misturam de uma forma muito complicada os interesses de antigos países e enclaves étnicos dos Bálcãs na órbita comunista e suas vertentes nacionalistas e separatistas de claro viés fascista, assim como o governo Bolsonaro.

O nacionalismo e a xenofobia, a censura, o discurso do ódio, o preconceito, a perseguição às minorias, mulheres, negros, etnias, pobres, o culto à violência e à personalidade de seus líderes, o incentivo e defesa de grupos paramilitares, o uso da religião como forma de manipulação das massas, a defesa de valores conservadores na sociedade e do liberalismo na economia (aqui não se trata de uma regra de ouro, já que o nacionalismo às vezes leva a medidas estatizantes), são algumas das características que, grosso modo, marcaram os regimes de direita, os fascistas e os nazistas. Já os comunistas e esquerdistas são o oposto de quase tudo “isso daí, taokei”.  Aí estão algumas diferenças entre esquerda e direita. A esquerda não construiu Berkinau, Auschiwtz , Dachau, Treblinka, este foram os campos de concentração de Hitler. Os de Stálin, os gulags, foram outros. É preciso diferenciar os holocaustos e entregar cada um a seu dono, a seu legítimo criador, e assim evitar a ignorância e combater a burrice.

Na verdade, vem da Revolução Francesa a conceituação entre esquerda, direita e centro. Os girondinos, liderados por Brissot, originário da região da Gironda, que representavam a grande burguesia e a nobreza e temiam aprofundar as reformas populares introduzidas pela Revolução, sentavam-se à direita da Mesa da Presidência. Os jacobinos ou a Montanha, também chamados sans-culottes, que queriam aprofundar as mudanças revolucionárias, liderados por Marat, Danton e Robespierre, sentavam-se à esquerda.  Ao centro sentava-se a Planície ou Pântano, grupo de burgueses sem posição política definida.

Então, prezados leitores, se o presidente do Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o ministro da Educação, Ricardo Vélez, falarem com vocês que o nazismo é de esquerda e que não houve golpe, censura, tortura, abuso de autoridade, violação de direitos humanos, mortes nos porões do DOI-CODI, Marinha, Exército e Aeronáutica, não acreditem. É fraude histórica, estelionato intelectual, fake news, como dizem…

(*) Fernando Benedito Jr. é editor do Diário Popular.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com