quinta-feira, julho 17, 2025
Google search engine
InícioEducação8 campi do IFMG estão entre as 100 melhores escolas públicas do...

8 campi do IFMG estão entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil no Enem 2024

Ipatinga fica na 31ª posição no ranking nacional e na 10ª em nível estadual

(DA REDAÇÃO) – O campus de Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) foi um dos que se destacaram entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil no Enem 2024. O campus de Ipatinga obteve a média geral de 656,53, ficando na 31ª posição em todo o País. Com a mesma média, obteve o 10º lugar no Estado de Minas Gerais. Os dados foram divulgados pelo Inep e reforçam a qualidade da formação oferecida pelo Instituto Federal de Minas Gerais.

Com o resultado, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) consolidou sua posição de destaque na educação brasileira com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados, divulgados no dia 11 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que oito campi do IFMG estão entre as 100 instituições de ensino públicas com melhor desempenho no país.

As unidades acadêmicas que se destacaram entre as 100 melhores são: Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Ouro Branco, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Conselheiro Lafaiete e Formiga.

NO TOPO

Os dados mostram, ainda, que todas as 18 unidades do IFMG que oferecem ensino médio e que foram avaliadas, figuram entre as 600 escolas públicas com melhor desempenho do país, em um universo de 18.410 instituições analisadas em todo o território nacional. Ou seja, 100% dos campi do IFMG avaliados estão no topo de 3% do Brasil, o que reafirma o padrão de qualidade da formação oferecida.

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFMG, Mário Alvarenga, o desempenho expressivo é reflexo direto da sólida formação ofertada pelos cursos técnicos integrados do IFMG e do compromisso da instituição com a qualidade e com a permanência dos estudantes. “Os campi do IFMG têm mostrado que é possível atingir excelência na formação geral básica, através do ótimo desempenho no ENEM, mas sem deixar de lado o compromisso institucional na formação técnica de qualidade, fundamental para o desenvolvimento regional das cidades onde o IFMG se faz presente”, ressaltou. 

PLATAFORMA NILO PEÇANHA

O IFMG também se destacou no Relatório Geral 2024, da plataforma Nilo Peçanha, ferramenta oficial do Ministério da Educação (MEC) que consolida dados de desempenho da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Entre os destaques, o IFMG ocupa a segunda colocação nacional entre os 38 Institutos Federais e os dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em dois importantes indicadores:

● Baixo índice de evasão escolar: a instituição registrou taxa de evasão de apenas 5,45%, demonstrando a efetividade das políticas de permanência e êxito adotadas nos campi;

● Alta eficiência acadêmica: o IFMG alcançou 90,70% de eficiência, bem acima da média da Rede Federal, que é de 73,30%. O indicador considera o percentual de estudantes que concluem o curso no tempo previsto, refletindo a qualidade da formação e a boa gestão acadêmica;

Outro ponto positivo foi o crescimento da modalidade a distância. O número de matrículas em cursos EaD aumentou 21,04% em comparação com 2023, ampliando o alcance da instituição e democratizando ainda mais o acesso ao ensino técnico e superior em Minas Gerais.

O Enem como termômetro da qualidade

Criado em 1998, o Enem é hoje o principal exame de avaliação da educação básica no Brasil e porta de entrada para o ensino superior por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. Além disso, os resultados do exame são analisados para gerar indicadores que medem a qualidade do ensino médio oferecido por escolas públicas e privadas.

Para o IFMG, os resultados positivos também refletem os investimentos contínuos em formação docente, estrutura física, políticas de assistência estudantil e ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, tais como: olimpíadas científicas, projetos de extensão, de ensino e iniciação científica.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments