Evento tem como “Amor, Literatura e Ancestralidade” com equidade racial e de gênero, vai reunir cerca de 50 convidados e convidadas em encontros de hora em hora e tem como patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu em 31/10, há 122 anos
ITABIRA – Com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, quarta a domingo, com entrada gratuita, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, na cidade mineira, que fica a cerca de 100 KM de Belo Horizonte. Em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”, o Festival tem como Patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade e a Personalidade Homenageada, Dona Tita, a centenária matriarca do Quilombo Santo Antônio, de Itabira. O apoio é da Prefeitura de Itabira.
CONVIDADOS
O centro de conteúdo e formato do Flitabira está localizado na programação de encontros, que vai reunir os mais potentes cérebros da literatura brasileira da atualidade. De forma equilibrada em termos de diversidade de gênero e raça, vão debater, em cinco dias de Festival, de hora em hora, mais de 50 convidados: Airton Souza, Alessandra Roscoe, Bianca Santana, Calila das Mercês, Carlos Herculano Lopes, Carlos Starling, Conceição Evaristo, Débora Thomé, Eliana Alves Cruz, Érica Toledo, Estevão Ribeiro, Eugênio Bucci, Flávia Oliveira, Flávio Flu Santos, Geni Núñez, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Líria Porto, Leo Cunha, Lívia Sant’Anna Vaz, Madu Costa, Matheus Leitão, Míriam Leitão, Morgana Kretzmann, Natalia Timerman, Paloma Jorge Amado, Paulo Scott, Pedro Drummond, Pierre Ruprecht, Raquel Cané, Renato Noguera, Ricardo Ramos Filho, Rodrigo Lacerda, Rogério Duarte, Rubem Filho, Sérgio Abranches, Simone Paulino, Silvana Gontijo, Socorro Acioli, Stênio Gardel, Taiane Santi Martins, Tamara Klink, Teresa Cárdenas, Tino Freitas, Tom Farias, Trudruá Dorrico e Xico Sá. Os curadores são Bianca Santana, Sérgio Abranches, Tom Farias, Leo Cunha e Afonso Borges, presidente do Flitabira.
LIVRARIA
Na avenida lateral à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCDA), local de realização dos debates, será edificado o coração do Festival: uma imensa livraria, com mais de 30 mil títulos. No mesmo endereço estará a “Rua da Economia Criativa”, onde artesãos e empreendedores locais de gastronomia poderão mostrar seus talentos e produtos, ao lado de um coreto para apresentações musicais. Todas a programação do 4.⁰ Flitabira apresenta atividades acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade de raça, gênero e pessoas com deficiência, além de economia criativa.
SUSTENTABILIDADE
Os fundamentos de sustentabilidade que norteiam os princípios do Ambiental, Social e Governança (ESG) são verdadeiras obsessões para a construção da logística do Flitabira. A preservação ambiental se dá por meio de convênio de compensação de carbono com o Instituto Terra, de Sebastião e Lélia Salgado. A importante questão da acessibilidade é cumprida na autodescrição que os autores fazem antes do início das palestras. Os debates são apresentados por intérpretes de Libras nas redes sociais do Festival, que ficam disponíveis no canal do Youtube. Além disso, rampas de acessibilidade, descrição audiovisual em exposições, banheiros adaptados, placas indicativas, locais destinados para a colocação de cadeiras de rodas e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida estão no escopo do evento.
Há também a presença, em todos os espaços do Flitabira, de um profissional treinado e qualificado para atender e auxiliar pessoas com deficiências visíveis e invisíveis, cujos símbolos estarão espalhados pelo Festival para disseminar o conhecimento acerca de suas identificações. As redes sociais do Festival (@flitabira) também são acessíveis, munindo-se de vídeos legendados e publicações com legendas alternativas.
ANIVERSÁRIO DE DRUMMOND
Em razão da celebração dos 122 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Patrono do Flitabira, no dia 31 de outubro, cada convidado que integra a programação nacional/internacional realizará a leitura de um poema do escritor itabirano antes de dar início à sua palestra. A declamação dos textos será realizada exclusivamente no dia 31 de outubro, em virtude da data de aniversário de Drummond. Sendo assim, o público poderá contemplar 18 poemas do escritor, uma vez que são 18 os convidados que sobem ao palco na quinta-feira do 4.º Flitabira.
SERVIÇO
Confira aqui a programação: https://flitabira.com.br/evento/programacao-nacional-internacional/