sábado, agosto 2, 2025
Google search engine
InícioCultura16º Salão do Livro Vale do Aço homenageia Adélia Prado

16º Salão do Livro Vale do Aço homenageia Adélia Prado

Mulheres na literatura é tema que conduz a edição de 2025 do maior evento literário do Leste Minas, previsto para 9 a 14 de setembro

IPATINGA – Uma das mais proeminentes vozes da literatura feminina brasileira será a grande homenageada do 16º Salão do Livro do Vale do Aço: Adélia Prado. Aos 89 anos, a poetisa e escritora mineira, inspira gerações com sua obra com estilo único e dará luz ao tema “Mulheres na Literatura”, que marca a edição de 2025 do evento literário, que será de 9 a 14 de setembro, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

ATRAÇÕES

Teatro, música, intervenções, exposição, roda de conversa e a Feira de Livros também vão resgatar e homenagear a obra de Adélia Prado, reconhecida pelo Prêmio Camões 2024 e Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. Toda programação é gratuita e conta com disponibilidade de intérprete de Libras e audiodescrição com agendamento prévio.

O agendamento para escolas e grupos participarem das atividades começa na próxima terça-feira (05/08), de 9h às 12h e 13h às 18h, pelo contato: (31) 98437-3330, na Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Ana Prado é atriz e filha de Adélia. Ela vai apresentar o espetáculo “Drummond e Adélia – Diálogo Poético”

ANCESTRALIDADE

“Homenagear Adélia Prado é celebrar nossa ancestralidade literária e escritoras de todo o país, de Minas e, especialmente, do Vale do Aço. Já era hora de celebrar a mulher na literatura, com tantas obras que encantam e trazem sensibilidade e reflexões poderosas sobre a vida”, frisa Cibele Teixeira, realizadora do Salão do Livro Vale do Aço.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a realização continuada do Salão do Livro como uma iniciativa importante para a educação, que traz a cada ano temas atuais de relevância. “Para a Usiminas, o patrocínio desde a primeira edição ao projeto é mais uma forma de contribuir para o processo de formação das pessoas, por meio da leitura. E é por meio da leitura, da educação que se constrói o conhecimento capaz de promover transformações efetivas na comunidade. Estamos felizes com mais uma edição que se aproxima”, enfatiza.

O projeto 16° Salão do Livro Vale do Aço é realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sob o CA n° 2024.3809.0037, com patrocínio exclusivo da Usiminas, apoios institucionais da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Câmara Mineira do Livro e apoios culturais do Sebrae Minas Regional Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.

O que vem por aí

A abertura do 16º Salão do Livro Vale do Aço terá a presença da atriz Ana Prado, filha da escritora mineira homenageada, ao lado do ator Jorge Emil, acompanhados do pianista Túlio Mourão, com o espetáculo “Drummond e Adélia – Diálogo Poético”. O recital de poesia e música será no dia 9/9, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com poemas de Drummond e Adélia Prado.

Cena de “Quase Árvore”

QUASE ÁRVORE

No Teatro do Centro Cultural Usiminas, as estudantes vão prestigiar a apresentação do espetáculo “Quase Árvore”, do grupo teatral Atrás do Pano, nos dias 10, 11 e 12/9, às 9h, às 14h e às 15h30. Livremente inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a peça trata do tema da natureza de forma poética e sensível, mostrando o encontro entre gerações, a passagem da infância para a adolescência e o gosto pela poesia. Indicação: alunos até 9 anos.

QUANDO EU ERA PEQUENA

O espetáculo “Quando Eu Era Pequena”, do DaMa Espaço Cultural, é inspirado no livro homônimo de Adélia Prado. A peça será apresentada nos dias 10, 11 e 12/9, às 9h30 e às 14h30, na tenda do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas. O espetáculo narra a infância da poeta mineira com trechos de poemas, além de apresentar músicas, histórias, brincadeiras e cirandas que nossas avós brincavam. Recomendado para alunos a partir de 10 anos.

LITERATURA ANCESTRAL

As noites vão contar com programação especial para educadores e demais interessados. A roda de conversa sobre “Literatura Afro Brasileira” traz como convidadas Maria Mazzarelo, professora, escritora e editora brasileira; Madu Costa, pedagoga, narradora de histórias, compositora e escritora de literatura infantil; e Edna Imaculada, professora, atriz, contadora de Histórias, Presidente e co-fundadora do Coletivo Roda das Pretas. O encontro será no dia 10/9, às 19h30, na Tenda do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas.

No segundo dia, o tema “Mulheres na Educação e Interseccionalidades culturais, ancestralidades e o pertencimento identitário” tem como convidadas Iara Viana, Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Minas Gerais; e Edvania de Lana de Morais, superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. O bate-papo será no dia 11/9, às 19h30, na Tenda do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas.

Auritha Tabajara, escritora, poeta e contadora de histórias é conhecida como a primeira cordelista indígena do Brasil

POVOS ORIGINÁRIOS

Para abordar o tema “Literatura dos Povos Originários”, a terceira noite de roda de conversa traz as convidadas Auritha Tabajara, escritora, poeta e contadora de histórias, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil; e Marilda Castanha, escritora e ilustradora. O evento será no dia 12/9, às 19h30, na Tenda do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas.

AMIGOS DA LEITURA

A Feira de Livros também está de volta com as principais editoras de Minas Gerais, livreiros e distribuidores de Minas Gerais, reunidos em 20 estandes, com livros literários que vão do clássico às novidades literárias, com uma curadoria especial garantindo a oferta de livros de qualidade ao público. Paralelamente à Feira, o Salão do Livro traz uma programação especial com lançamentos de livros, espetáculos, shows, cineminha literário, oficinas, RPG, encontro de cosplays e muito mais.

Para que mais crianças tenham acesso a livros de qualidade, o 16º Salão do Livro Vale lança novamente a campanha “Vale-livro: Eu acredito!”. Trata-se de uma importante ferramenta de democratização de ao acesso aos livros e garante que alunos de escolas públicas, crianças, jovens ou adultos, recebam um livro durante a realização do evento e, ao mesmo tempo, empresas parceiras se envolvam nessa importante iniciativa. A cada R$1.050 aportados por cada parceiro, que pode ser empresa ou pessoa física, 30 livros de R$35 são doados. Mais informações pelo whatsapp: (31) 99644 4780.

SERVIÇO

16º Salão do Livro Vale do Aço

9 a 14 de setembro de 2025 – Centro Cultural Usiminas (Ipatinga/MG)

Início do agendamento: 05/08, de 9h às 12h e 13h às 18h, pelo telefone: (31) 98437-3330

Informações: contatosalaodolivrovaledoaco@gmail.com

Acompanhe tudo pelas nossas redes sociais @salaodolivrova

(Instagram) e @salaodolivroipatinga (Facebook).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments