Policia

114 kg de explosivos são levados de pedreira

Bandidos arrombaram a porta do depósito da pedreira e levaram quatro caixas de dinamites

IPATINGA – Mais de cem quilos de explosivos foram furtados de uma pedreira, em Ipatinga. O fato só foi percebido na manhã de anteontem (25), por volta de 9h30, quando uma funcionária constatou que a porta de acesso ao depósito estava arrombada.
Foram levadas quatro caixas de dinamites, contendo em cada uma delas 25 quilos de explosivos e mais dez bananas de dinamite de outra caixa. No total foram levadas 82 bananas de detonadores, o que contabiliza 114 quilos de explosivos da marca Senatel Ultrex, fabricados no dia 4 deste mês.
Próximo ao local foi encontrado um par de sandálias havaianas de cor laranja, apreendido pela polícia. A reportagem do DIÁRIO POPULAR esteve no local na manhã de ontem, mas a informação do funcionário da guarita é que não havia ninguém na empresa que pudesse falar sobre o assunto.

CÓRREGO NOVO
Em Córrego Novo, a polícia conseguiu impedir a ação de uma quadrilha de Ipatinga que estaria planejando explodir um caixa eletrônico na cidade. Durante a madrugada de anteontem (25), uma equipe de militares realizava patrulhamento quando avistou dois homens que caminhavam em atitude suspeita em direção a um caixa eletrônico. Os indivíduos, ao perceberam que seriam abordados, fugiram para um matagal.
De imediato, a Polícia Militar iniciou o rastreamento e localizou próximo a uma bica que fica na chegada da cidade uma motocicleta com placa de Ipatinga, com dois capacetes abandonados. Foi dada continuidade aos trabalhos, e o suspeito W.M. P, 27 anos, que estava em outra motocicleta, também com placa de Ipatinga, foi preso.
Outro indivíduo que estaria na companhia de W.M. não foi localizado, mas já foi identificado pela Polícia Militar. Foi encontrado um pé de cabra próximo ao homem detido, que confessou a intenção de arrombar o caixa eletrônico.
Ao ser efetuada uma busca pessoal no suspeito foi encontrada a quantia de R$ 2.020 mil em dinheiro. Todos os materiais foram apreendidos, juntamente com as motocicletas, que foram recolhidas ao pátio pelo guincho credenciado. O suspeito foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime de formação de quadrilha.
Militares foram até a residência de acusado e localizaram três bananas de dinamites e uma arma de fogo. A polícia suspeita de que outras três pessoas estejam envolvidas no esquema.


Operação ‘Forças de Minas’ não chega à região
Ipatinga ficou de fora da operação “Forças de Minas” desencadeada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), para fiscalizar empresas que fabricam, armazenam, transportam ou utilizam algum material explosivo. Conforme nota enviada pela assessoria da Seds na tarde de ontem, o município não estava entre aqueles que foram considerados alvos prioritários da operação.
A definição dos locais que foram vistoriados foi feita a partir do compartilhamento das informações das inteligências de todos os órgãos envolvidos: Secretaria de Estado de Defesa Social, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público e Prefeitura de Belo Horizonte.
Em quatro dias a Operação Forças de Minas foi em 46 municípios e fiscalizou 99 empresas, resultando na apreensão de 181 volumes de explosivos armazenados de forma irregular. Ainda conforme a Seds, o caso que ocorreu em Ipatinga (furto das dinamites na pedreira), será encaminhado ao Exército, para tomar as medidas cabíveis na esfera administrativa. Embora conste no comunicado que as fiscalizações ainda ocorrem, não está programada a visita das equipes interagências nas empresas de Ipatinga.


“Forças de Minas” apreendeu 181 explosivos: Ipatinga ficou fora da operação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com