Cidades

Zoológico da Usipa tenta salvar pintinhos coloridos

IPATINGA – Na noite da última sexta-feira (23), o Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS) recebeu 678 pintinhos coloridos apreendidos pela Polícia Militar, em Timóteo. Vítimas de maus-tratos, as aves foram tingidas com anilina e eram comercializadas no Vale do Aço. Desde o fim de semana, a equipe do zoológico da Usipa tenta salvar os animais que sobreviveram, já que até nesta segunda (25), pelo menos 50% dos pintinhos morreram por intoxicação.
“Nossa tarefa aqui no zoológico é reforçar a defesa do organismo dos pintinhos com medicações antitóxicas, em sua maioria, paliativas. É triste demais receber casos assim, animais vítimas da crueldade humana”, ressalta o médico veterinário do CEBUS, Lélio Costa e Silva.
Lélio explica que a anilina é um corante tóxico que provoca nos pintinhos uma desordem caracterizada pela presença de um nível mais alto do que o normal de meta-hemoglobina no sangue. “A meta-hemoglobina é uma forma de hemoglobina que não se liga ao oxigênio. Em concentração elevada pode causar a anemia funcional e o baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos, e assim, as aves agonizam e morrem aos poucos”, relata.
O veterinário afirma ainda que o estresse gerado nos filhotes durante processo de coloração, além do transporte indevido, também agrava a saúde dos animais.

CUIDADOS
As aves que sobreviveram foram acomodadas num recinto do zoológico da Usipa e recebem os cuidados na esperança de que vivam mais um tempo. O local recebeu aquecimento artificial com lâmpadas e a alimentação foi reforçada. “O intuito é que eles comam bastante e bebam muita água, a fim de reforçar o metabolismo, criando resistência”, explica Lélio.
À alimentação dos pintinhos, foram acrescentadas medicações antitóxicas, ricas em vitaminas, principalmente as do complexo B. “Infelizmente é isso que podemos fazer por eles, além de torcer muito para que eles fiquem bem”.
O destino das aves que sobreviverem ficará sob decisão do Ministério Público.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com