Cultura

XVI Encontro reúne Coros de Ipatinga e Manhuaçu

Coro Juvenil Intendente Câmara: aprimoramento técnico possibilitou participar de grandes montagens    (Crédito: Grão Fotografia)

 

IPATINGA – O Centro Cultural Usiminas recebe no sábado (26 de maio) coros de Ipatinga e Manhuaçu na XVI edição do Encontro de Música Sacra. A partir das 20 horas os coros Adulto e Juvenil Intendente Câmara, regidos pelo Maestro Marcelo Melo; o Madrigal Exsultate, regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo; o coro Arte Clássica, regido pelo maestro João Batista Amaro e o coro adulto da Primeira Igreja Batista de Manhuaçu, também regido pelo Maestro Marcelo Melo, se revezam no palco para apresentar seus repertórios. Realizado pela Associação Coral Usina Intendente Câmara, ininterruptamente desde 1996, o Encontro de Música Sacra é o único evento do gênero na região do Vale do Aço. É patrocinado pela Usiminas e Viação Presidente, com apoio do Usicultura e incentivo do Governo de Minas Gerais, utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem como objetivo divulgar e estimular o trabalho de coros e grupos vindos de comunidades religiosas da Região Metropolitana do Vale do Aço. Nesta edição, recebe como convidado um coro vindo da cidade de Manhuaçu.

PARTICIPANTES
ARTE CLÁSSICA
– O Coro Arte Clássica participa pela primeira vez do encontro. Foi formado recentemente e integra o grupo de músicos da empresa de mesmo nome, que tem como diretora a pianista Júnia Santiago, Mestre em piano pela UFMG e Musicoterapeuta pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). O coro é regido pelo maestro João Batista Amaro, graduando do Curso de Licenciatura em Música pela UNB – Universidade de Brasília. Amaro foi sub-regente da Banda do 14º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais de 1988 a 1992 e fundador das bandas da Assembleia de Deus em Belo Oriente e São Cândido. Atualmente atua como regente do coro e orquestra Sinfonia Celeste, da Igreja Assembleia de Deus Central e Coro Arte Clássica.

MADRIGAL EXSULTATE – O Madrigal Exsulte possui um repertório eclético, que vai do clássico à música contemporânea. Foi fundado em 2002 e, desde então, vem encantando o público Vale do Aço com sua capacidade técnica. Em seu currículo apresentações em importantes eventos da região, como o Canta Coral, Encontro Regional de Coros e Encontro de Música Sacra. É regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo, fundador da Orquestra de Jazz do Vale do Aço; do Coro Infanto-Juvenil da Associação Coral Usina Intendente Câmara e do Madrigal Exsultate.

CORO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE MANHUAÇU – Em atividade há mais de dez anos, o coro é formado por membros da Primeira Igreja Batista de Manhuaçu. Em seus primeiros anos de atividades o coro reunia-se para apresentações de cantatas e musicais nas datas festivas, como páscoa, natal e aniversário da igreja. A partir de 2011, sob a nova direção do Maestro Marcelo Melo, o coro tem se preparado tecnicamente para cantar de forma regular na igreja e também em apresentações artísticas em teatros e locais públicos. Desde então, vem se apresentando em Cantatas de Páscoa e de Natal, com participação de coro, orquestra e teatro encenado.

COROS ADULTO E JUVENIL INTENDENTRE CÂMARA – Os coros adulto e juvenil Intendente Câmara integram o corpo coral da Associação Coral de mesmo nome, que foi fundada em 1994. O coro adulto abre as apresentações de sábado. Com 18 anos de atividades tem um currículo invejável. Seu aprimoramento técnico lhe possibilitou participar de grandes montagens como nas récitas da ópera “La Traviata” de Verdi, do oratório “Te Deum” de Charpentier, da opereta “A Viúva Alegre”, do Réquiem de Mozart e do Réquiem de Gabriel Fauré. Já o coro juvenil, que encerra as apresentações do XVI Encontro de Música Sacra, foi fundado em 2000. Participou de vários encontros e foi o único representante mineiro no Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio realizado no Rio de Janeiro, em os coros Intendente Câmara são regidos pelo Maestro Marcelo Melo que é formado em regência com especializações nos Estados Unidos e na Europa.
Os ingressos para o XVI Encontro de Música Sacra encontram-se à venda na bilheteria do teatro a R$ 2,00 inteira. A meia-entrada é estendida para professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822.3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com