Cultura

Xerimbabo recebe exposição cultural “O amor à Terra desce”

(Crédito: Thaís Machado)

 

IPATINGA – Estará aberta a partir da próxima terça-feira (6) a exposição cultural “O amor à Terra desce”, apresentada pelo Governo de Minas e patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As obras poderão ser visitadas no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), recebidas dentro da programação de educação ambiental do 29º Projeto Xerimbabo Usiminas.

Neste dia, a cerimônia de abertura acontece às 8h30, quando as portas da exposição serão abertas para receber estudantes e toda a comunidade gratuitamente até o dia 4 de setembro. Neste período os visitantes verão os elementos do comportamento humano, comuns aos demais seres vivos, por meio de poesias, painéis, murais e esculturas.

“Esta é uma exposição que busca os fundamentos esquecidos do humano, diante de uma crise de valores e ausência de virtudes que permeiam a escola e a família. Lições da natureza para uma sociedade mais gentil veiculada através da arte. Observada com atenção, a vida selvagem está repleta de arquétipos de nossa própria sociedade, dita civilizada”, enfatiza o curador da mostra, Lélio Costa e Silva.

As visitas para o público estudantil acontecem de forma pré-agenda, preferencialmente durante a semana. Sem agendamento, a comunidade em geral está convidada para as visitas aos fins de semana. São esperados mais de 50 mil visitantes durante a mostra.

A exposição cultural chega como parte da última etapa do Projeto Xerimbabo, que teve início no mês de junho, com o tema “A era da harmonia”. A primeira iniciativa se deu com seminários de educação ambiental para professores, depois chegou às salas de aula com concursos de redação e desenho, além de reconhecer iniciativas ecológicas dos educadores e instituições de ensino.

ARTISTAS
Tudo foi concebido pelo ponto de vista de oito artistas da região. Artistas plásticos, escultores e pintores dão o último toque nas obras que farão parte da exposição, onde não faltam atrações para todas as idades.
Inspiradas por esse viés, as artistas plásticas Telma França e Miola Franco fizeram da pintura e escultura ferramentas pedagógicas de fácil leitura, principalmente para o público infantil. Os painéis dupla-face, pintados com tinta à base d’água, ganham traçados e cores que passam a mensagem de ideias opostas, mas que se complementam.

Quatorze grandes esculturas, algumas com quase dois metros de altura, também serão o cenário do enredo que tem como tema o “Amor” em seu mais amplo conceito a partir da empatia no sentido de reciprocidade e justiça, a base da sociabilidade. “Além das características físicas peculiares, os personagens esculpidos ganharão nomes exóticos em Esperanto, idioma que tem a proposta de se tornar a língua universal da paz”, explica Rogério Terra, artista realizador da mostra.

NOVA MOSTRA

Além de Ipatinga, a exposição cultural “O Amor à Terra Desce” também será realizada em Itatiaiuçu (MG), onde fica a Mineração Usiminas. Na região de Serra Azul, a programação irá de 18 de setembro 2 de outubro, no Centro de Biodiversidade Usiminas, já no quarto ano, também com entrada gratuita. Mais informações: www.usiminas.com/xerimbabo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com