Cidades

Workshop debate união das cidades para o desenvolvimento regional

IPATINGA – A importância da união entre os municípios que integram a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) e a necessidade de modernização da logística para o escoamento da produção local foram destacadas pela prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, nesta terça-feira (16). A prefeita participou da abertura do 2º Workshop Regional do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) para o Setor de Petróleo, Gás e Naval.

O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), no bairro Horto. Também participaram a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, os prefeitos de Timóteo, Keisson Drumond, e de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte, o deputado federal Gabriel Guimarães, o pró-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Renato de Lima, o coordenador do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, João Rossi, além de representantes do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras.

MÃOS DADAS
“É preciso deixar de lado as vaidades, as barreiras políticas e partidárias, e caminharmos de mãos dadas para conseguirmos otimizar e potencializar os recursos que temos aqui no Vale do Aço”, argumentou a prefeita de Ipatinga. Em sua opinião, este é o momento de aproveitar a vocação do setor de metal-mecânico regional para enfrentar a crise que atravessa a cadeia produtiva do aço no país.

FERROVIA

Cecília Ferramenta alertou para a necessidade de manter o projeto original elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que previa a inclusão do Vale do Aço na rota da ferrovia que nasce em Uruaçu (GO), corta o Distrito Federal e Minas Gerais, até chegar a Campos (RJ). “Sabemos que o estudo original foi alterado, retirando o Vale do Aço do mapa desse ramal. Os trilhos passando pela nossa região, assim como a duplicação da BR-381, são extremamente importantes para nosso desenvolvimento”, apontou a prefeita.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, também engrossou coro para melhorias no sistema de transportes para escoamento da produção local. “Vejo que a logística e o acesso ao cliente se tornam o grande gargalo nesse processo da APL do Vale do Aço. A região não pode ficar isolada dessa ferrovia”, alertou.

BASE FORTE

O presidente da ABDI fez questão de lembrar que as empresas de Ipatinga e do Vale do Aço foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Petrobras para receberem um programa de capacitação de fornecedores da indústria de petróleo e gás, pela vocação regional no setor metal-mecânico. “Aqui o processo não começa do zero. Pelo contrário, existe uma base industrial forte, com tecnologia e mão de obra qualificadas”, elogiou Borges.

O 2º Workshop Regional do Plano de Desenvolvimento de APLs foi promovido em conjunto pela ABDI e MDIC, com apoio da Prefeitura de Ipatinga e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva). O objetivo foi ampliar a mobilização e a articulação com instituições estaduais e municipais do território de Ipatinga e Vale do Aço e, também, discutir propostas de projetos estruturantes, em conjunto com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e do Plano Brasil Maior (PBM).


É importante valorizar potencial de cada cidade, destaca Rosângela
Fabriciano
– A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, participou, na manhã desta terça-feira (16), do 2º Workshop Regional do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para o Setor de Petróleo, Gás e Naval, em Ipatinga. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Pinho, também esteve presente.

Potencial

Rosângela Mendes destaca a importância da união do Vale do Aço em temas que representam o desenvolvimento regional. “Timóteo e Ipatinga contam, diretamente, com o poder econômico do aço. Fabriciano, uma cidade que tem a receita pequena, conta com a força de trabalho, tem um potencial muito grande. Por isso, somos uma região potente. Sabendo aproveitar o que cada município tem a oferecer, estamos fortalecendo o Vale do Aço”, destaca a prefeita.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Pinho, diz que a escolha da região mostra o reconhecimento do setor produtivo do Vale do Aço. “É a valorização das potencialidades da região. As nossas riquezas são grandes, nós estamos nos preparando para termos condições de alcançar o mercado externo”, conclui o secretário.

 

Deputado cobra pavimentação da estrada MG -760
Ipatinga
O deputado federal Gabriel Guimarães cobrou, nesta terça-feira (16), durante o 2º Workshop Regional do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL), agilidade na tão sonhada pavimentação da MG-760. A estrada, que corta a região do Parque Estadual do Rio Doce, faz a ligação entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, à cidade de São José do Goiabal, no entroncamento com a BR-262.

“Os municípios se uniram e hoje a duplicação da BR 381 é uma realidade. Agora, é preciso lutar também pela pavimentação da MG 760”, disse o deputado federal, que prometeu cobrar do governo estadual a execução das obras já tantas vezes anunciadas em solenidades oficiais.

Ao todo são 56,8 quilômetros de extensão na via. Em péssimas condições, a estrada que serve como alternativa rodoviária ligando o Vale do Aço à Zona da Mata mineira. A pista de terra, mal sinalizada e sem acostamentos, é um difícil desafio para motoristas que enfrentam o trecho.

Licitada no ano passado, conforme informações do governo estadual, as obras de pavimentação da MG-760 vão custar aos cofres públicos cerca de R$ 86,3 milhões, mas ainda não saiu do papel. “Essa estrada é uma antiga reivindicação dos moradores da região”, observou o deputado federal, reforçando que a modernização da logística de transportes é uma dos gargalos para o desenvolvimento do Vale do Aço.


Gabriel Guimarães: rapidez

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com