Cidades

Volta às aulas: PMI diz que diálogo e Comitê de Crise vai determinar retorno

IPATINGA – A Prefeitura Municipal divulgou nota de esclarecimento sobre o posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), Subsede se Ipatinga, sobre eventual retorno às aulas presenciais na rede municipal. Decreto da Prefeitura de Ipatinga publicado no último dia 10 prevê a criação de uma Comissão Interinstitucional para discutir os protocolos a serem adotados em caso de retorno.

A íntegra da nota da Prefeitura de Ipatinga é a seguinte:

Nota de Esclarecimento à população

A respeito de notícia veiculada pela direção da subsede local do  Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindute), na noite desta sexta-feira (14), manifestando sua posição sobre a futura retomada das aulas presenciais no município, a Prefeitura de Ipatinga esclarece que, em momento algum, tratou de datas para este tipo de providência. E, sobre esse assunto, há que se acrescentar:

1 – Dentro de sua habitual postura de diálogo e respeito às categorias profissionais, também no segmento da Educação é rotina do governo municipal discutir suas políticas e decisões com os corpos técnico-pedagógicos e trabalhadores da área, até efetivamente executá-las.

2 – Especificamente quanto à Educação, a praxe é que os pais dos alunos ou seus representantes sejam igualmente consultados, tendo peso suas opiniões e argumentos, como atores relevantes e ativos da comunidade escolar e, também, participantes indispensáveis do processo de construção da eficiência e desenvolvimento do ensino na cidade.

3 – Ainda, a Prefeitura julga oportuno esclarecer que, em função da pandemia do novo Coronavírus, o Comitê Gestor de Crise constituído por diversas autoridades e representantes de instituições de um amplo espectro da sociedade, é órgão de caráter obrigatoriamente consultivo e deliberativo em questões como essa, que envolvem cuidados especiais em relação à preservação e proteção do bem-estar coletivo.

4 – Por último, é preciso ficar bastante claro que, no que se refere às reuniões que possam se dar neste momento com agentes ligados às escolas das redes tanto municipal quanto estadual e privada, elas trabalham com uma agenda que se atém objetivamente ao estabelecimento de protocolos de saúde a serem observados e cumpridos mesmo após o advento de soluções efetivas de controle da Covid-19, dentro do tempo que já se convencionou chamar de “novo normal”.

Este mesmo procedimento está sendo adotado pela Administração Municipal em inúmeras outras áreas, e não se restringe ao segmento da Educação.

Como tem feito desde o início da pandemia, de maneira dedicada, organizada, comprometida e responsável, Ipatinga quer estar sempre à frente nas ações de defesa e valorização da vida, promovendo paz, equilíbrio e segurança para sua população.

Ipatinga, 15 de agosto de 2020

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com