Cidades

Viveiro de mudas da Usiminas: uma fábrica de árvores no Vale do Aço

IPATINGA – O Vale pode ser do Aço, mas é a produção de árvores que vem chamando atenção em Ipatinga. Na cidade, a Usiminas mantém um Viveiro de Mudas que tem contribuído para deixar toda a região mais verde. Na reserva, são cultivadas mudas de espécies nativas da região para o uso dentro e fora do espaço. Nesta terça-feira (26), o viveiro foi aberto à visitação de um grupo de jornalistas do Vale do Aço para apresentação do projeto Aventura no Viveiro, que vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos em parceria com o Instituto Cultural Usiminas. Durante as visitações de escolas municipais e particulares ao Viveiro, a contadora de histórias Raquel Vieira, que interpreta a personagem Flora Manga (foto), narra o caso da recuperação da mata nativa, faz a demonstração das espécies vegetais e dos métodos utilizados no processo de revegetação, como o plantio de sementes e desenvolvimento de mudas, com a ajuda da fauna e de insetos polinizadores como as abelhas.

Além de reforçarem a área verde e substituírem exemplares mortos ou danificados no próprio viveiro, as mudas produzidas são destinadas à recuperação de áreas degradadas, recomposição de matas ciliares, arborização urbana e também em quintais e jardins particulares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região. O Viveiro da Usiminas também está iniciando parceria com o projeto Mapa da Minas, desenvolvido pelo Ministério Público do Meio Ambiente, e com o programa Caminhos do Vale, para a preservação de minas, nascentes e mananciais.

NÚMEROS VERDES

Somente em 2017, a Usiminas plantou 4.787 novas árvores em áreas internas da Usina de Ipatinga e outras 3.588, em áreas externas à empresa. Em uma ação realizada em parceria com o Clube Náutico Alvorada (CNA), na Lagoa Silvana, foram plantadas 3.127 mudas de espécies arbóreas nativas, cobrindo uma área de 38.534 metros quadrados. Outras 11 mil mudas foram doadas a diversas instituições no Vale do Aço e utilizadas em campanhas junto à comunidade. Somadas todas as iniciativas, são mais de 19000 novas árvores plantadas na região.

AVENTURA NO VIVEIRO

Encravado no coração do Vale do Aço, o Viveiro de Mudas da Usiminas começou a ser estruturado ainda durante a construção da empresa, na década de 1960. Uma área, já desmatada anteriormente, foi separada para replantio ao longo do tempo. Cerca de 60 anos depois, o que era pasto se tornou uma pequena floresta urbana. A criação oficial do viveiro ocorreu na década de 1980 e, hoje, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O espaço tem acesso restrito e somente no ano passado foi aberto à visitação de estudantes do Vale do Aço. A Aventura no Viveiro, nome oficial da ação realizada pelo Instituto Cultural Usiminas desde 2017 no local, integra as atividades do Projeto Xerimbabo Usiminas. Estruturada por meio da contação de histórias, aborda temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas/indústria com a cidade. Os estudantes percorrem trilhas e conhecem a atividade do sementeiro, profissional fundamental para a manutenção e pelo crescimento da reserva. É ele que entra na mata em busca das melhores sementes das diversas espécies que são plantadas para a formação de novas mudas

APIÁRIO

Durante a visita, também há um tempo dedicado ao apiário e a importância das abelhas para a polinização, equilíbrio ecológico e produção de alimentos. Os exemplos práticos serão conhecidos no pomar, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer a origem das frutas encontradas em feiras, sacolões e supermercados. Até mesmo a hora do lanche é de aprendizado com frutas frescas e sucos das frutas vistas nas árvores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com