Policia

Vítimas de pedofilia em Ipatinga engravidaram com 8 a 10 anos

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga realizou audiência pública, na tarde desta terça-feira (14), com o tema “Em Ipatinga, todos contra a Pedofilia”. O requerimento foi apresentado pelo vereador Ademir Cláudio com o objetivo de promover o debate sobre a pedofilia e a campanha de combate à violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Foi a sétima audiência pública sobre o mesmo tema realizada pelo Legislativo a partir de requerimentos apresentados pelo mandato do vereador.

DIAGNÓSTICO
Um diagnóstico realizado pela Escola Profissionalizante Tenente Osvaldo Machado (EPTOM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), foi apresentado durante a audiência. Segundo a diretora da EPTOM, Cleoneide Oliveira, foram visitadas 2 mil residências em Ipatinga, tendo o trabalho começado em agosto de 2016.
Uma das perguntas feita pelos pesquisadores foi sobre a existência de casos de gravidez de crianças ou adolescentes na família, sendo apontadas 162 ocorrências. Chama a atenção no diagnóstico o fato de 16 desses casos terem ocorrido com meninas de 8 a 10 anos. Outros 22 casos aconteceram com crianças de 10 a 12 anos.

FIQUE DE OLHO

O diagnóstico faz parte do Projeto Fique de Olho – Disque 100, que tem como foco o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes de Ipatinga. Conforme o presidente do CMDCA, Leonardo de Oliveira, o objetivo final do projeto é a elaboração de um plano municipal para combater o problema.
Outros objetivos do projeto são formar mobilizadores sociais para enfrentar a pedofilia; mobilizar crianças e adolescentes, valorizando os espaços e grupos onde eles se encontram; mapear a rede de proteção, identificando os serviços da rede de atendimento (governamental e não governamental) existente no município; fortalecer os laços com parceiros e a rede local de proteção de crianças e adolescentes.

ENCAMINHAMENTOS
Entre os encaminhamentos feitos ao final da audiência pública estão: solicitar ao Poder Executivo que sejam instaladas, nas rodovias que cortam a cidade, placas alertando sobre as consequências da prática do crime de pedofilia; elaboração de diagnósticos sobre a pedofilia no município a cada dois anos; elaboração de termo de compromisso para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, que deverá ser assinado por todos vereadores e demais autoridades de Ipatinga; mobilização de médicos e hospitais para uma notificação mais eficiente dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município.
Também participaram da audiência pública, na composição da mesa de trabalhos, o secretário municipal de Assistência Social, José Osmir de Castro, o tenente Lindhon Jonhson de Toledo, representante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Adna Márcia de Oliveira, representante do Conselho Tutelar de Ipatinga, e Mary Martins, representante da sociedade civil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com