Cidades

Vistoria de vans tem início na segunda-feira

Motoristas devem se submeter à verificação técnica realizada pela PMI

IPATINGA –
A Prefeitura Municipal realiza, a partir da próxima segunda-feira (16/06) e até o dia 15 de julho, o processo de vistorias de vans escolares, para atender estudantes no segundo semestre letivo de 2014. Os serviços de revista veicular e verificação da documentação dos condutores cadastrados serão executados no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, das 7h30 às 10h30.

A cada seis meses, a Prefeitura realiza as vistorias técnicas, que têm como pré-requisitos a apresentação de certificado de licenciamento do veículo obtido na última vistoria e o seguro obrigatório na categoria destinada às vans. Os documentos de identidade civil, Carteira Nacional de Habilitação, carteira de conclusão do curso de condutor de transporte escolar e alvará de transportes também serão inspecionados na vistoria.

Devem se submeter ao processo cerca de 300 veículos, que vão passar por verificação dos sistemas mecânico e elétrico, além de uma avaliação das suas condições de circulação, estado de conservação interno e externo, equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio e, no caso dos ônibus, se há saída de emergência. O ano de fabricação dos veículos é outro item observado durante a revista.

De acordo com a legislação municipal, o motorista que não se submeter à vistoria semestral está sujeito à suspensão ou cassação da sua permissão para condução do transporte escolar, além das penalidades impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As atividades de examinação e fiscalização dos transportes escolares são regulamentadas pela Lei Municipal 2.931/2011 e pelo CTB.

Uma vez atestado que o motorista e o veículo cumprem todos os requisitos da fiscalização, os condutores recebem um selo que comprova o seu licenciamento para transporte escolar. Em caso de dúvidas, os pais e passageiros podem pedir ao motorista que apresente o certificado e consultar informações sobre o condutor do veículo no Departamento de Transporte e Trânsito da PMI. Mais informações pelo telefone 3829-8529.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com