àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações

Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
09/05/2018 09h20

Projeto Contos Locais publica livros

Nos dias 16, 21 e 22/5, o Projeto Contos Locais realizará o lançamento oficial dos livros do projeto em Virginópolis (16/5), Divinolândia de Minas (21/5) e Guanhães (22/5).

Gravação do CD do projeto Contos Locais, após a produção dos livros em trabalho conjunto com professores das escolas municipais

BELO ORIENTE - Em Virginópolis, a solenidade será realizada às 18 horas do dia 16/5, na Escola Cenecista Virginópolis. No dia 21/5, em Divinolândia de Minas, às 18 horas, na Escola Municipal Tito Alves Pinto Júnior. Em Guanhães, o lançamento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 18 horas. Os exemplares serãos distribuídos gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Educação de cada município.
O projeto que contemplou em sua primeira edição (2016) estudantes de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara, em 2018 chegou a Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas para incentivar adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.

O PROJETO
Uma realização da MC Produção Ltda., a iniciativa é viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cenibra e apoio do Instituto Cenibra, Superintendência Regional de Ensino e Prefeituras Municipais.
Dentre as etapas de realização estiveram o alinhamento com secretarias municipais de educação, a escolha das escolas participantes e professores envolvidos; Oficina de contação de histórias para os professores, ministrada por Bia Bedran; Seleção das histórias e produção de contos; apresentação dos livros com os contos produzidos.
"O escopo de trabalho proposto consistiu em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios. Com isso, buscou-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais", declara Janaína Dantas, Coordenadora Pedagógica do projeto.

PESQUISA, LIVRO E CD

Para a produção destes livros, foi realizado um trabalho conjunto com professores das escolas municipais, que estimularam seus alunos à pesquisa por meio de atividades em sala de aula. Posteriormente os alunos foram a campo e pesquisaram junto a moradores, histórias, que foram transformadas em contos e reunidas em três livros. Os livros serão distribuídos gratuitamente gerando o resgate, registro e preservação da história local.
"A edição deste ano contará a ainda com uma novidade: para garantir acessibilidade e também proporcionar uma dinâmica diferente no relacionamento com o mundo dos contos, cada livro terá um CD com a narração interpretada dos contos. As histórias ganharam vida pela voz de Raquel Vieira, a atriz e contadora de histórias, Flora Manga. A leitura é instrumento de aprendizado e transformação. Acreditando nisso, o projeto Contos Locais foi concebido para além de promover um processo de autoconhecimento cultural dos municípios, integrando gerações mais novas com as mais experientes no ato de pesquisar fatos e causos regionais, estimular a leitura, a partir de um material rico." afirma Éderson Caldas, responsável pelo projeto.

ESTÍMULO À LEITURA
O Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a situação de 64 nações. Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados no Brasil, 1,4 milhão tinham dificuldades em leitura. Para romper o ciclo de baixo nível educacional, a OCDE recomenda que os governos identifiquem os estudantes com baixa performance e lhes ofereçam estratégias para a recuperação.
"O Projeto Contos Locais é um estímulo à leitura e um relevante instrumento de melhoria do rendimento escolar; uma vez que integra os alunos à atividade cultural a partir de um processo de identificação e regionalização" conclui Cristiano Augusto Lopes, escritor que transformou as histórias pesquisadas em contos extremamente atrativos.
Para Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, patrocinadora do projeto, “apoiar a cultura é investir de forma efetiva no futuro, contribuindo de forma assertiva na valorização da identidade regional”, conclui.

COMPARTILHAR:
leia Edição Digital
assine agora!
07_05_2018_14_25_13 07_05_2018_14_25_13

últimas

Subir
Descer
» Publicidade
Banner Cenibra
PUBLICIDADE

Shopping

topo SIGA Fique por dentro das últimas notícias

Redação

Interag

Av Juscelino Kubitschek, 1290Jardim Panorama Ipatinga-MG / CEP:35164-245 - diariopopular.redacao@gmail.com

Telefone: (31)3827-0369

Google Maps
© 2000-2018. Jornal de Verdade.