àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações

Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
09/03/2018 07h07

Oficina de cinema do Barra Alegre

O cineasta, jornalista e historiador Sávio Tarso, juntamente com o cinegrafista Regiano Santiago (Caju), ministrará uma oficina no próximo dia 31 de março para alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Caetana América de Menezes, no distrito de Barra Alegre.

IPATINGA – O cineasta, jornalista e historiador Sávio Tarso, juntamente com o cinegrafista Regiano Santiago (Caju), ministrará uma oficina no próximo dia 31 de março para alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Caetana América de Menezes, no distrito de Barra Alegre. A aula será realizada de 8 às 16h, no educandário.
A iniciativa tem com principal objetivo proporcionar uma reflexão sistemática e produtiva sobre as estratégias para a construção da linguagem de um filme documentário. “A oficina propõe uma análise das relações entre os temas adotados e os possíveis métodos empregados para a transfiguração da realidade”, comenta Sávio Tarso.
Como atribuir uma dimensão cinematográfica ao documentário, sem desconsiderar a natureza histórica da abordagem? Como considerar a subjetividade, o caráter íntimo e a humanidade dos personagens sem perder a precisão de dados intrínsecos à pesquisa de linguagem? Essas e outras questões, como as relações entre o particular e o universal, serão exaustivamente discutidas a partir de uma série de exercícios e leituras críticas de filmes que transcenderam ao registro biográfico, segundo Sávio Tarso.
“A metodologia de ensino será baseada em aulas expositivas com os conceitos básicos da linguagem do cinema e da produção de documentário. Os alunos terão aulas práticas para aprender noções fundamentais da utilização dos equipamentos”, explica o cineasta. A oficina é uma ação de contrapartida do Projeto Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário idealizado pelo Produtor Cultural Éderson Caldas, contemplado pelo Prêmio Exibe Minas 2016, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, do Governo de Minas e do Prodam - Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro.

COMPARTILHAR:
leia Edição Digital
assine agora!
07_05_2018_14_25_13 07_05_2018_14_25_13

últimas

Subir
Descer
» Publicidade
Banner Cenibra
PUBLICIDADE

Shopping

topo SIGA Fique por dentro das últimas notícias

Redação

Interag

Av Juscelino Kubitschek, 1290Jardim Panorama Ipatinga-MG / CEP:35164-245 - diariopopular.redacao@gmail.com

Telefone: (31)3827-0369

Google Maps
© 2000-2018. Jornal de Verdade.