àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações

Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
21/04/2017 12h40

Exames preventivos atraem usuárias de UBSs em Timóteo

A Secretaria de Saúde de Timóteo realizou um Mutirão de Exames Preventivos de Câncer de Colo do Útero e Câncer de Mama nas unidades básicas de saúde do município. A ação viabilizou o atendimento das mulheres que trabalham em horário integral.

TIMÓTEO - A Secretaria de Saúde de Timóteo realizou um Mutirão de Exames Preventivos de Câncer de Colo do Útero e Câncer de Mama nas unidades básicas de saúde do município. A ação viabilizou o atendimento das mulheres que trabalham em horário integral e forneceu dicas de saúde em geral.
De acordo com o secretário de Saúde, César Luz, o agendamento foi realizado nas unidades de forma espontânea e também por busca ativa pelas agentes comunitárias de saúde que visitaram os domicílios. “O mutirão favorece as mulheres que não têm tempo de vir à unidade no horário convencional e o agendamento prévio a cada 20 minutos evita filas”, afirmou o secretário. Além do preventivo, também conhecido como exame Papanicolau, as mulheres fizeram exame clínico das mamas e receberam orientação das enfermeiras. Na possibilidade de detecção de um nódulo nas mamas, a paciente recebe a solicitação de exame de mamografia.

DESINFORMAÇÃO

A enfermeira da UBS do Ana Rita, Izabel Cristina Domingues, contou que aproveitou a oportunidade para conversar com as usuárias. “Uma das maiores causas de problemas sexuais está na desinformação e na falta de conhecimento do próprio corpo”, explicou. A jovem Deisiane Ferreira, 32, moradora do bairro Quitandinha, contou que o marido ficou em casa com os dois filhos, um de três e outro de oito anos. “Para mim, o horário da noite foi ótimo”. Outra usuária do Quitandinha, Maria Geralda Loureiro, 52, achou mais cômodo. “Trabalho durante o dia e o horário noturno evita correrias”.
A realização periódica do exame preventivo permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduz a mortalidade por câncer do colo do útero. O câncer de colo do útero é a terceira causa de mortes por câncer feminino no Brasil.

COMPARTILHAR:
leia Edição Digital
assine agora!
27_06_2017_23_06_14 27_06_2017_23_06_14

últimas

Subir
Descer
» Publicidade
Banner Cenibra Banner usisaude
PUBLICIDADE

Shopping

topo SIGA Fique por dentro das últimas notícias

Redação

Interag

Av Juscelino Kubitschek, 1290Jardim Panorama Ipatinga-MG / CEP:35164-245 - diariopopular.redacao@gmail.com

Telefone: (31)3827-0369

Google Maps
© 2000-2017. Jornal de Verdade.