àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações

Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
29/03/2017 08h49

Vice-ministra do Peru é demitida por tomar sol enquanto o país está inundado

O Governo do Peru demitiu a vice-ministra de Agricultura, Eufrosina Santa María, depois de ter sido filmada em horário de trabalho tomando sol enquanto o norte e o centro do país lutavam contras as chuvas, inundações e avalanches, que causaram 90 mortes desde janeiro.

(DO EL PAÍS) – O Governo do Peru demitiu a vice-ministra de Agricultura, Eufrosina Santa María, depois de ter sido filmada em horário de trabalho tomando sol enquanto o norte e o centro do país lutavam contras as chuvas, inundações e avalanches, que causaram 90 mortes desde janeiro.
Segundo as imagens emitidas domingo à noite pelo programa Panorama, da rede local Panamericana Televisión, a vice-ministra foi encontrada em um clube privado de Lima desfrutando do sol e da piscina junto a seu companheiro, que é seu fotógrafo oficial. Enquanto isso, os ministros e suas equipes se deslocavam pelo país para atender as emergências.
Santa María, a cargo do vice-ministério de Desenvolvimento e Infraestrutura Agrária e Irrigação, também foi filmada andando de bicicleta e patinando perto de sua residência junto com o mesmo fotógrafo, também em horário de trabalho. Os fatos ocorreram quando as fortes chuvas provocaram inundações, rios transbordaram, estradas foram cortadas e houve desabastecimento.
O Peru enfrenta desde dezembro uma emergência climática causada pelo fenômeno do El Niño no litoral, que se manifesta quando o aquecimento do Oceano Pacífico gera intensa chuvas, inundações e deslizamentos em toda a costa do país, principalmente no norte e no centro. Até o momento, pelo menos 90 pessoas morreram, há 20 desaparecidos e 347 pessoas terminaram feridas. Além disso, há mais de 740.000 afetados.
No sábado, uma resolução governamental aceitou a renúncia de Santa María do Ministério da Agricultura e Irrigação depois da difusão nos últimos dias de trechos de uma reportagem que ia apresentar o programa dominical Panorama. Em sua carta de renúncia, publicada por meios locais, a já ex-vice-ministra lamentou ter que deixar o cargo “nesses momentos difíceis para o país”, mas assegurou que não queria “prejudicar a imagem do ministério”.
No entanto, e apesar de ter apresentado oficialmente sua renúncia, o presidente, Pedro Pablo Kuczynski, assegurou na segunda-feira que Santa María tinha sido demitida: “É preciso se dedicar a trabalhar, se alguém está no Governo é para trabalhar. Ela foi demitida”.
“A saída de Santa María responde a uma falta de ética cometida por ela na responsabilidade que tinha no citado vice-ministério”, explicou o Ministério de Agricultura em um comunicado, precisando que “não manteve o comportamento nem a atitude que corresponde a um funcionário público de sua alta investidura”.
“Nós não trabalhamos oito horas nem 14 horas”, se defendeu Santa María em declarações ao jornal Correo, afirmando que os membros do Governo trabalham sem horário. “No momento que você tem um momento light, se dedica a si mesma também. Outras autoridades estão fazendo as unhas, arrumando o cabelo. Eu estava praticando esportes”, assegurou.
Santa María foi militante do Partido Aprista Peruano (PAP), do ex-presidente Alan García (1985-1990 e 2006-2011), entre 2008 e 2010, e depois participou do partido Aliança para o Progresso (APP), entre 2013 e 2014.
O Governo peruano pediu a seus procuradores que investiguem o caso para determinar se é necessário iniciar ações legais. Desde que diminuíram as chuvas, inundações e deslizamento, o gabinete do Governo se deslocou por todo o país para dirigir pessoalmente os trabalhos de emergência e prevenção.

COMPARTILHAR:
leia Edição Digital
assine agora!
22_08_2017_01_46_56 22_08_2017_01_46_56

últimas

Subir
Descer
» Publicidade
Banner Cenibra
PUBLICIDADE

Shopping

topo SIGA Fique por dentro das últimas notícias

Redação

Interag

Av Juscelino Kubitschek, 1290Jardim Panorama Ipatinga-MG / CEP:35164-245 - diariopopular.redacao@gmail.com

Telefone: (31)3827-0369

Google Maps
© 2000-2017. Jornal de Verdade.