àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações àrea de notificações

Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
21/10/2016 12h10

Saúde em Ipatinga tem horário especial para exames de mulheres

Doze das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga abrirão neste sábado (22) com agenda extra para realização de exames preventivos de colo de útero e serviços voltados para a saúde da mulher.

IPATINGA - Doze das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga abrirão neste sábado (22) com agenda extra para realização de exames preventivos de colo de útero e serviços voltados para a saúde da mulher. As unidades de saúde do Caravelas, Esperança I e II, Cidade Nobre, Barra Alegre, Bethânia I e II, Vila Militar, Bom Jardim I, Veneza, Jardim Panorama e Iguaçu funcionarão das 7h às 17:00h.
A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Ipatinga. Para ter acesso aos serviços, é necessário procurar a UBS de referência, com documento de identificação com foto e o cartão do SUS. No sábado, serão atendidos os exames agendados durante a semana ou conforme a disponibilidade de vagas. Além da coleta de material para o preventivo, serão oferecidos agendamento de mamografia, oficinas e palestras educativas e ações recreativas.
“O objetivo desta e outras ações é facilitar o acesso aos exames preventivos e serviços ofertados no sistema municipal de saúde”, sintetiza a diretora do departamento de Atenção Básica da PMI, Aline Coelho. Durante todo o mês, são realizadas ações visando estimular a participação da população no controle do câncer de mama e promover a conscientização da doença. A programação do Outubro Rosa envolve todos os serviços das redes municipais de saúde.

PÚBLICO-ALVO
Os exames são para as mulheres dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia é indicada para pacientes entre 50 e 69 anos, com realização a cada dois anos ou conforme orientação médica e/ou do enfermeiro. O exame será realizado no Hospital Márcio Cunha, credenciado pela Prefeitura de Ipatinga para o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante ao agendamento na unidade básica de saúde.
Já o preventivo de colo de útero (papanicolau) deve ser feito anualmente por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, especialmente as com idade entre 25 e 64 anos. O município também garante, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, a vacina contra o papiloma vírus humana (HPV) para adolescentes com idade de 9 a 13 anos, com estratégia de prevenção do câncer de colo de útero para as futuras mulheres.

COMPARTILHAR:
leia Edição Digital
assine agora!
22_08_2017_01_46_56 22_08_2017_01_46_56

últimas

Subir
Descer
» Publicidade
Banner Cenibra
PUBLICIDADE

Shopping

topo SIGA Fique por dentro das últimas notícias

Redação

Interag

Av Juscelino Kubitschek, 1290Jardim Panorama Ipatinga-MG / CEP:35164-245 - diariopopular.redacao@gmail.com

Telefone: (31)3827-0369

Google Maps
© 2000-2017. Jornal de Verdade.