Policia

Violência em Ipatinga e Fabriciano dispara nos primeiros meses de 2013

Em Coronel Fabriciano, nos cinco meses iniciais de 2013, 20 pessoas foram mortas na cidade


IPATINGA
– A violência em Ipatinga e Coronel Fabriciano está aumentando em ritmo acelerado ao longo deste ano. É o que mostram os números da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgados na semana passada e que revelaram crescimento da criminalidade nas duas maiores cidades do Vale do Aço – o levantamento contempla apenas municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes, deixando de fora, portanto, os outros municípios da região, Timóteo e Santana do Paraíso.

O levantamento aponta a incidência de delitos dividindo-os em duas categorias: crimes violentos e crimes violentos contra o patrimônio. Traz ainda os registros mensais de assassinatos e quantidade de vítimas fatais de homicídios.
A categoria crimes violentos reúne práticas como homicídio consumado, homicídio tentado, sequestro e cárcere privado, roubo consumado, extorsão mediante sequestro, estupro consumado e estupro tentado.

Neste quesito, a cidade de Coronel Fabriciano tem registrado uma crescente desde o início do ano, na comparação com 2012. Em maio, os números chegaram ao ápice, com a incidência de 32 práticas desta natureza, enquanto no mesmo período do ano passado foram “apenas” 23.

Já os crimes violentos contra o patrimônio, que agrega o roubo consumado e a extorsão mediante sequestro, vêm sendo reduzidos desde o mês de março e registrou o menor índice de 2013 em maio, com 16 ocorrências.

HOMICÍDIOS

Não é de hoje que o alto índice de assassinatos em Fabriciano assusta e choca a toda população do Vale do Aço. E os números da Seds não são tranquilizadores. Somente nos cinco meses iniciais de 2013, 20 pessoas já foram mortas na cidade. No mês passado, foram registrados sete homicídios contra cinco do mesmo período de ano anterior. O número foi o maior desde novembro do ano passado, que teve, ao todo, 40 assassinatos.

Somente em 17 de maio e madrugada do dia 18, três execuções aconteceram em diferentes locais de Fabriciano. Os crimes vitimaram Jeferson Luiz de Lima, 17 anos, morto no bairro Silvio Pereira II, Marcos Pires Gonçalves, 25 anos, assassinado no bairro Vila São Francisco e Sérgio Ferreira Gomes, 32 anos, que teve seu corpo encontrado em um lote no bairro Jardim Primavera. Os três foram mortos a tiros e os crimes ocorreram no espaço de menos de 24 horas.

IPATINGA
A escalada da violência em Ipatinga também acompanha a vizinha Coronel Fabriciano. Se durante todo o ano de 2012, foram feitos pelas polícias 753 registros de crimes violentos, neste ano, nos cinco primeiros meses, este número já é de 468, ou 62% do total do ano passado. Os crimes violentos contra o patrimônio na cidade também se mostram alarmantes: somente até maio foram 385 delitos desta natureza. Durante todo o ano passado foram 613 registros.

Os homicídios na cidade em 2013 chegaram a cair no mês de abril, mas voltaram a subir em maio e chegaram a seis no mês passado. De janeiro até o mês passado, 31 pessoas foram assassinadas na cidade, enquanto no ano passado foram registradas 47 mortes.

Em um levantamento elaborado pela própria Seds em parceria com a Fundação João Pinheiro, de Belo Horizonte, apontou Ipatinga como a quarta cidade do Estado no ranking dos crimes violentos, atrás dos municípios de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Juiz de Fora. A capital mineira está na nona posição.

MINAS GERAIS
No Estado também é possível verificar, ainda de acordo com os dados da Seds, a tendência de aumento dos crimes violentos e contra o patrimônio. Entretanto, os homicídios apresentaram quedas nos últimos dois meses. Enquanto em abril e maio de 2012 foram mortas, respectivamente, 346 e 323 pessoas, nos mesmos meses deste ano foram 323 e 306 homicídios.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Defesa Social não havia se manifestado, até o fechamento desta edição, sobre o crescimento da violência nas duas maiores cidades do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com