Nacionais

Violência derruba secretário de segurança de São Paulo

Ex-procurador de Justiça de São Paulo, Fernando Grella, assumirá vaga

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem (21) que o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, colocou seu cargo à disposição e que o novo secretário, Fernando Grella, deve tomar posse hoje (22). O anúncio foi feito durante evento da Semana Estadual de Combate à Dengue, na zona Norte da capital paulista.

“O doutor Fernando Grella foi duas vezes procurador-geral de Justiça do estado de São Paulo, é presidente do Conselho dos Procuradores do Ministério Público e tem quase 30 anos de experiência”, disse Alckmin.
O estado de São Paulo vive uma onda de violência, com aumento do número de homicídios de civis e policiais. Só no último final de semana 18 pessoas foram assassinadas e sete baleadas, na Grande São Paulo.

Balanço da Secretaria de Segurança Pública, com dados do terceiro trimestre, aponta que o número de assassinatos este ano ultrapassou o resultado dos primeiros nove meses do ano passado. Até setembro de 2012, foram registradas 3.536 mortes. No mesmo período de 2011, foram 3.225 assassinatos. Os dados também revelam aumento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo em setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2011 foram registrados 69 homicídios, contra 135 em 2012.
Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, até o dia 14 deste mês 92 policiais militares tinham sido assassinados no estado de São Paulo, contra 56 em todo ano passado 56.

PROVIDÊNCIAS
Essa onda de violência em São Paulo tem sido objeto de preocupação de diferentes esferas de governo e do Poder Judiciário. Governo do estado e Ministério da Justiça criaram, no início do mês, uma agência integrada de inteligência com o objetivo de unir os serviços de informação estadual e federal, para orientar a ação de combate ao crime por parte da polícia paulista.

Dentre as ações propostas pela parceria, está o chamado asfixiamento financeiro das organizações criminosas, impedindo o fluxo de capital que abastece o crime organizado. Além da criação da agência, outras cinco ações devem ser desenvolvidas: contenção nas fronteiras do país, ações de enfrentamento e combate ao crack, criação de um centro de controle de comando integrado, criação de um centro pericial e possibilidade de transferência de presos.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo também anunciou medidas de enfrentamento ao crime. No dia 7 de novembro, foi criado o Gabinete Criminal de Crise no Tribunal de Justiça (GACC). Ele funcionará como órgão de interlocução entre a Secretaria da Administração Penitenciária, a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Federal, assim como outros órgãos relacionados ao combate da criminalidade no estado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com