Cultura

Violência contra o idoso é debatida na Câmara

Plenário da CMCF recebeu grande público, em sua maioria idosos, na audiência pública   (Crédito: Carlos Lima)

FABRICIANO – Na abertura da Semana do Idoso e com um plenário lotado, a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) debateu, em Audiência Pública, o enfrentamento da violência contra o idoso. A reunião atendeu ao Requerimento de autoria do vereador Serjão do Casib (PT), e enfatizou a necessidade de uma maior participação da sociedade fabricianense nas denúncias de maus tratos sofridos pelas pessoas da terceira idade no município.

“Gostei muito de ter participado (Audiência). Foi muito proveitoso. A conscientização dos nossos direitos, como idosos, é fundamental para combatermos a violência contra as pessoas da terceira idade em nosso município”, observou a aposentada Maria da Conceição Silva, moradora do bairro Santa Terezinha II.
“Tivemos a participação de diversas autoridades na Audiência, entre elas, 11 vereadores, e isso será fundamental para os encaminhamentos oriundos desse debate”, destacou Serjão do Casib.

VIOLÊNCIA

Em 2012, segundo dados da PM, Coronel Fabriciano registrou 56 casos de violência contra os idosos. Este ano, já são 101 ocorrências em menos de nove meses. “Isso sem contar os casos que não foram levados ao nosso conhecimento. A gente ressalta que a denúncia de violência contra o idoso pode ser feita de forma anônima, tanto pelo 181 quanto pelo número 190. Não podemos nos esquecer de que amanhã seremos idosos também, bem como nossos filhos e demais familiares”, frisou o sargento Ronaldo.

A assistente social e representante do Lar dos Idosos, Margareth Vieira Gomes Pinto, classificou o silêncio como a pior forma de combate à violência contra as pessoas da terceira idade. “Não podemos deixar de denunciar quando um idoso sofre maus tratos. Também somos responsáveis se há omissão da nossa parte”, salientou.
Atualmente, Fabriciano oferece aos idosos o programa Viva Idade, que atende a aproximadamente 1.500 pessoas. A cidade possui cerca de 11 mil cidadãos acima de 60 anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com