Policia

Vingança premeditada completa um ano hoje

IPATINGA – Neste sábado (22) o emblemático assassinato do aposentado Sebastião Ludovino de Siqueira, 66, completa um ano. O idoso foi assassinado a tiros na porta de sua casa e as investigações apontaram que o crime foi motivado por vingança.

No dia dos fatos, Sebastião Ludovino foi chamado na porta de sua casa, na rua Girassol, bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso. O senhor se preparava para tomar banho, mas resolveu atender e foi alvejado por dois tiros, morrendo a caminho do hospital.

A vítima do homicídio era o pai de Daniel Wattson Costa, apontado como um dos assassinos do cabo da Polícia Militar Amarildo Pereira de Moura, morto duas semanas antes. Na época do crime contra o idoso, Daniel se encontrava foragido e a morte do pai teria sido tramada para fazer com que o filho reaparecesse.

O caso foi investigado por uma força tarefa vinda de Belo Horizonte, que apurou que o assassinato foi cometido por Albertino Pereira da Costa Filho, amigo do cabo Amarildo, e Geraldino Pereira de Moura, irmão do policial militar.
As investigações revelaram que Albertino e Geraldino executaram Sebastião Ludovino apenas para forçar Daniel a comparecer ao velório de seu pai e, consequentemente, ser detido, uma vez que havia contra ele um mandado de prisão. De fato, Daniel se apresentou logo após a execução de Sebastião.

O inquérito policial foi concluído com o indiciamento dos dois homens como autores do homicídio. Eles tiveram prisão preventiva decretada, contudo apenas Albertino está detido. Geraldino se encontra foragido.

Durante as apurações do assassinato de Sebastião Ludovino, a equipe de policiais de Belo Horizonte chegou a traçar linhas de investigação que ligavam o caso ao assassinato do jornalista Rodrigo Neto, assassinado em 8 de março do ano passado.

Um dia após a morte de Sebastião, Rodrigo Neto declarou ao vivo no programa Plantão Policial, da rádio Vanguarda, que o caso do aposentado lembrava a chacina de Belo Oriente, quando familiares de um homem acusado de ter matado um policial civil na cidade foram brutalmente executados. A participação de policias neste crime sempre foi tida como certa até mesmo por integrantes da instituição. Contudo, o inquérito não apontou nenhum envolvido.

No programa, Rodrigo Neto disse: “Eu não quero acreditar que nós estamos vivenciando o mesmo quadro, o mesmo cenário de Belo Oriente, quando mataram um detetive e, em vingança a essa morte, dizimaram uma família. Em Belo Oriente, o montador de andaime, o Juliano, matou o detetive Lhayre e fugiu. Neste período em que ele ficou foragido, numa forma de atrair o assassino do policial para que ele aparecesse, começaram a punir a família.(…) Não sabemos se foram civis ou militares. Mas sabemos que foi em retaliação ao montador de andaimes ter tirado a vida do policial. (…) E ao que tudo indica, gente, nós estamos começando a vislumbrar de forma negativa o mesmo quadro. Em se tratando da morte do cabo Amarildo, muitas pessoas foram unânimes em afirmar: ‘Ah! Só prisão para esses caras é muito pouco’, mas nós temos que atuar dentro do que determina a lei. Ninguém tem autoridade de tirar a vida de ninguém e se caso isso ocorrer, é a justiça que tem que determinar o modelo de punição. Não é o cidadão, não é um parente do cabo Amarildo ou um colega de farda dele ou de outra instituição que vai determinar isso, porque aquele que mata para vingar em nada difere daquele que matou pelo mesmo motivo. Vai se tornar e se colocar na condição de criminoso da mesma forma”.

Segundo depoimentos de pessoas ligadas a Rodrigo Neto, o repórter teria iniciado uma investigação do caso por sua conta e, dias antes de ser morto, foi visto em Santana do Paraíso colhendo informações sobre o fato. Contudo, a ligação entre os dois homicídios nunca foi esclarecida, assim como o mandante do assassinato de Rodrigo Neto.

O processo da morte de Ludovino tramita na vara criminal de Ipatinga e Albertino teve um pedido de habeas corpus negado por três vezes pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com